O Arcebispo de Los Angeles e presidente do Episcopado dos Estados Unidos (USCCB), Dom José Gomez, recordou que o aborto é “uma atrocidade” e “não tem lugar em uma sociedade civilizada”.

O Prelado de origem mexicana fez essa declaração na Missa de Réquiem que presidiu na Catedral de Los Angeles em 18 de janeiro, em memória de todos nascituros mortos por causa do aborto.

Após assinala que “rezamos por suas mães e seus pais e por todos aqueles que conhecem a dor do aborto e sofrem esta tragédia”, o Arcebispo disse que, “cada vez que uma criança morre no ventre, algo de nossa humanidade também morre”.

“O aborto é certamente uma atrocidade que deve ser abolida, não tem lugar em uma sociedade civilizada, mas todos nós precisamos admitir que não temos feito o suficiente para construir uma sociedade justa, uma comunidade de amor, onde nem sequer se pense no aborto”, disse Dom Gomez.

“Pedimos a graça e a coragem de enfrentar esta injustiça e de nos comprometer com o árduo trabalho de construir uma sociedade que seja digna da pessoa humana”, assegurou.

O Arcebispo de Los Angeles recordou que Cristo “se abaixou para se tornar nosso servo, tomando a carne humana no ventre da Virgem Maria. Servimos a Deus que se revela como um pequeno bebê, um Deus que quis vir até nós de uma mãe humana, nascendo em uma família humana”.

O presidente do Episcopado dos Estados Unidos disse que a “vida humana é preciosa para o Criador. Seu amor por nós é infinito e começou muito antes de nascermos. Nossa Deus é um pai que modela cada alma no ventre de cada mãe”.

“Somos a ideia de Deus, cada um de nós. E há uma centelha do divino que está escondida no propósito de cada pessoa. A pessoa humana é a glória de Deus, porque há um rastro de Deus inclusive na menor pessoa, também na criança que está à espera de nascer”.

Dom Gomez disse que “a existência do aborto nos diz que ainda não criamos uma cultura de vida, que ainda não somos uma sociedade ou uma economia que valorize a pessoa humana e a família com a célula básica da sociedade”.

Após assinala que todos “temos a responsabilidade de cuidar de nossos irmãos e irmãs”, o Arcebispo incentivou a “mudar esta sociedade e mudar esta cultura. Peçamos a graça de nos comprometer para seguir trabalhando para proteger a vida por nascer e fazer mais para apoiar e fortalecer a família”.

“Deus nos chama não só a respeitar a vida humana, Deus nos chama a reverenciá-la. Ele quer que contemplemos e celebremos o mistério, a presença divina, sua glória na alma de cada pessoa”.

Finalmente, o Prelado fez votos para que o Senhor “nos dê a força para segui-lo e construir uma cultura na qual toda vida humana é sagrada, onde possamos ver a luz de Deus nos olhos de todas as crianças”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: