Mais igrejas católicas, centros de gravidez pró-vida e um monumento foram atacados por apoiadores do aborto nos EUA. Uma série de ataques vem sendo perpetrada desde sexta-feira (24), quando a Suprema Corte americana anulou a sentença Roe x Wade, de 1973, abrindo caminho para que os Estados proíbam ou restrinjam o aborto.

O centro de gravidez LifeChoice em Winter Haven, Flórida, teve a fachada pichada com frases pró-aborto no sábado (25).

A diretora de desenvolvimento da LifeChoices, Lyndsy Flanagan, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, na terça-feira (28) que um pastor local avisou a clínica sobre os danos no domingo. Uma comunidade da igreja local, Winter Haven Worship Center, se ofereceu para pintar todo o prédio na segunda-feira, disse Flanagan.

A diretora disse que os vândalos também picharam as câmeras de segurança da clínica e a placa. Estima-se que o prejuízo seja de aproximadamente US$ 4 mil.

Os vândalos, que foram registrados no vídeo, escreveram frases como "A vingança de Jane", "Jane esteve aqui", "Aborto para todos", "Seu tempo acabou", "Estamos indo atrás de você", "Estamos em todos os lugares", bem como símbolos e expressões anarquistas. “Roe”, da decisão Roe x Wade, é o sobrenome de “Jane Roe”, nome com que as agências de aplicação da lei nos EUA identificam mulheres cuja verdadeira identidade se quer preservar. O equivalente masculino é John Doe. Corresponde a algo como “Fulana” ou “Fulano de Tal” em português. Daí as pichações sobre “Jane”.

Flanagan não pode divulgar mais informações a pedido do FBI até que a investigação seja concluída. “Pediram para a gente não falar sobre nenhum dos detalhes envolvidos no vídeo até que a investigação seja concluída”, disse.

“Por ser um grupo nacional que poderia estar envolvido nisso, nos pediram para tratar com muito cuidado todos os detalhes do que sabemos com base no vídeo para que possamos continuar com a investigação”, acrescentou.

Karissa Lundstrom, que administra o Centro de Gravidez Heart to Heart em Cortez, Colorado, disse à CNA que sua clínica foi pichada com frases pró-aborto no fim de semana.

Igrejas também foram alvos de ataques

Na segunda-feira (27), três dias após a decisão da Suprema Corte, as portas da Igreja da Ascensão em Manhattan foram pichadas com frases pró-aborto.

Joseph Zwilling, diretor de comunicações da arquidiocese de Nova York, disse que "qualquer ato de vandalismo ou violência contra qualquer local de culto deve ser condenado, principalmente quando tal vandalismo é resultado do ódio a essa religião".

“Felizmente, graças ao bom trabalho da polícia de Nova York e dos departamentos de polícia locais, e as medidas de segurança que a arquidiocese pediu para as paróquias tomarem, parece que este é o único ato de vandalismo contra uma igreja na arquidiocese desde a decisão de Dobbs”, disse, referindo-se ao caso Dobbs x Jackson Women's Health Organization, sobre uma lei do Mississipi que praticamente proíbe o aborto no Estado. Foi com a sentença sobre esse caso que a Suprema Corte derrubou Roe x Wade.

A Igreja Católica St. Anthony em Renton, Washington, também foi atacada. Na madrugada de 25 de junho, suas janelas foram quebradas e escreveram frases pró-aborto na fachada.

Dean Savelli, administrador das instalações da igreja, disse à CNA que três vândalos picharam a frente da igreja com frases que diziam "Os abortos salvam vidas". Além disso, destruíram três das cinco fechaduras do templo. Ele afirmou que o prejuízo é de aproximadamente US$ 30 mil.

Por sua parte, Richard Garnett, de South Bend, Indiana, disse à CNA que em 25 de junho viu que uma cruz comemorativa de bebês não nascidos devido ao aborto foi danificada com pichações a favor dessa prática.

Na cruz branca há um lema que diz "Em memória das crianças abortadas", com um coração vermelho. No entanto, os atacantes riscaram a mensagem pró-vida com uma frase pró-aborto.

Confira também:

Mais em