O que era representado como um rosto sério e compenetrado, agora deu lugar a uma face serena, com um leve sorriso nos lábios, expressando um coração plácido. Esse foi o processo pelo qual passou a imagem de Santa Paulina, que teve a sua reconstituição em 3D revelada no domingo, 13, em Missa que celebrou os 150 anos da religiosa.

St ALV by cogitas3d on Sketchfab

A imagem do rosto reconstituído desta santa foi apresentada em São Paulo, na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada pela religiosa.

A face de Amábile Lúcia Visintainer (seu nome de batismo) foi reconstruída pelo designer 3D Cícero Moraes, da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), acompanhado pelo advogado e hagiólogo, José Luís Araújo Lira.

Segundo Moraes declarou à Rádio Vaticano, “a reconstrução trouxe à tona uma face mais compatível com o que ela era em vida”. “Alguém que escreve: ‘Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários’, só poderia ter um coração plácido. O leve sorriso reflete isso”, explicou.

Para realizar o trabalho, o designer teve permissão para fotografar o crânio da religiosa, tendo feito 120 imagens. Essas foram levadas ao computador e um algoritmo cruzou os registros. De acordo com ele, a partir das fotos foi possível estimar o volume dos músculos.

A reconstrução facial de Santa Paulina

[VÍDEO] A reconstrução facial de Santa Paulina

Posted by Cícero Moraes on Segunda, 14 de dezembro de 2015

A impressão foi feita no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas, com equipamento profissional de impressão 3D pelo processo de Sinterização Seletiva a Laser. Foi utilizada como como matéria-prima um pó extremamente fino. Foram impressas camadas por camadas, em um trabalho que durou dois dias de trabalho ininterrupto da máquina.

Em seguida, o busto passou pelo trabalho da artista plástica Mari Bueno, que se encarregou da pintura e dos detalhes.

No próximo domingo, 20, será a vez de Nova Trento (SC), cidade onde Madre Paulina foi radicada ao chegar ao Brasil, conhecer a face reconstituída da religiosa. A apresentação acontecerá no Santuário dedicado a ela, onde a imagem ficará exposta permanentemente.

Santa Paulina nasceu em 16 de dezembro de 1865, na Itália, e ainda na infância veio para o Brasil, onde fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Foi canonizada pelo Papa João Paulo II, em 19 de maio de 2002, na Praça de São Pedro.

Confira também: