As milhares de pessoas que colaboraram para a construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida serão homenageadas na quarta-feira, 30, quando será inaugurado o “Memorial dos Construtores”. A iniciativa faz parte das comemorações pelos trezentos anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil.

O monumento está localizado no Jardim Norte, à frente da Basílica e será inaugurado na Missa das 18h.

Trata-se de um modo de prestar respeito à dedicação que religiosos e leigos tiveram ao longo de suas vidas para que o maior santuário dedicado a Maria no mundo pudesse ser construído.

Estão inscritos no memorial 2.356 nomes, em homenagem a bispos, arcebispos e cardeais, bem como os reitores, administradores e padres ligados à história de Aparecida.

Quem visitar a Basílica também verá o nome dos colaboradores que trabalham há mais de 20 anos no Santuário Nacional cunhados em placas de bronze.

Serão homenageados ainda os primeiros membros da Família Campanha dos Devotos, que mantém as obras de construção e evangelização do Santuário por meio da doação espontânea de recursos.

O local do monumento anteriormente abrigava um obelisco com a imagem de Nossa Senhora da Assunção, a primeira figura de Maria levada ao terreno para o início das obras de construção da Basílica, que foi iniciada em 1955. Um novo obelisco, com 12 metros de altura e revestido por granito preto, passa a compor o monumento e traz em sua parte superior a imagem de Nossa Senhora da Assunção restaurada.

Confira também: