O papa Francisco nomeou o padre Attilio Nostro bispo da diocese de Mileto-Nicotera-Tropea, na Itália. O sacerdote foi ordenado por são João Paulo II e revelou, em uma entrevista, que voltou à fé graças a um encontro em Assis quando era jovem.

A missa de consagração episcopal será celebrada no sábado, 25 de setembro, na basílica papal de são João de Latrão, e a missa de posse da diocese de Mileto-Nicotera-Tropea, na província italiana de Reggio Calabria, será realizada no sábado, 2 de outubro, na catedral local.

O bispo eleito é um sacerdote que frequentemente aparece na mídia italiana, especialmente na TV 2000 e na Rádio Maria.

Em uma entrevista em novembro de 2020 no programa L'Ora Solare, da TV2000, o sacerdote, que mede 1,9m, contou que sua “paixão era o basquete. Todos os verões eu volto a jogar, em um torneio. Depois da morte de meu irmão, voltei à fé, indo a Assis”, a terra de são Francisco.

“Em Assis, estivemos em uma conferência do cardeal Pironio sobre o ´sim` de Maria. Ele a descrevia como nenhuma outra pessoa jamais a descreveu, como uma menina talvez imatura pela idade, mas não pela coragem, porque de maneira corajosa aquela garota disse sim a um projeto louco”, disse o padre Attilio. “Desde aquele dia, eu compreendi a importância da coragem para tomar fortes decisões, que comprometem a pessoa e todos os projetos que ela fez. Eu pensava ter uma família numerosa, ter obviamente uma esposa e ser pai, porque as crianças são um raio de sol”, disse no programa de televisão.

Agora, como “pai da fé de muitas pessoas”, comentou que é “certamente uma bela responsabilidade”.

Dom Attilio Nostro nasceu em 6 de agosto de 1966 em Palmi, província de Reggio Calabria, na Itália, e tem 55 anos.

Ingressou no Pontifício Seminário Maior Romano, obteve o bacharelado em filosofia e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e é licenciado em estudos sobre matrimônio e família na Pontifícia Universidade Lateranense.

Foi ordenado sacerdote pelo papa são João Paulo II em 2 de maio de 1993, na basílica de são Pedro, no domingo do Bom Pastor.

“O Bom Pastor não só guia o seu rebanho, convidando-o a seguir suas pegadas. Ele as introduz através da porta. É então um lugar que serve como refúgio para os fiéis. É uma espécie de descanso, onde as ovelhas passam o seu tempo e descansam depois das fadigas do caminho”, disse o papa polonês em sua homilia na missa de ordenação.

Na homilia, João Paulo II fez votos para que o dom do “Espírito Santo, que os configura a Cristo Bom Pastor, lhes dê a força para estar no meio dos seus irmãos como anunciadores e testemunhas credíveis do Evangelho, palavra de verdade e vida”.

“Esta cidade de Roma vos espera. Ela quer receber Cristo através do seu ministério. O vasto mundo, que está misteriosamente ligado a esta cidade, vos espera”, disse são João Paulo II”.

Na diocese de Roma, o bispo eleito de Mileto-Nicotera-Tropea foi vigário paroquial de Santa Maria delle Grazie al Trionfale (1993-1995) e de Gesù Divino Lavoratore (1995-2001) e pároco de São Giuda Taddeo (2001-2014).

Desde 2011, foi prefeito da XIX Prefeitura da diocese de Roma. Desde 2014, é pároco de são Matias, em Roma, e professor de religião católica no Liceu Scientifico Nomentano.

Confira também: