A Igreja celebra hoje (30), a festa de santo André apóstolo um dos discípulos mais próximos de Jesus.

Conheça um pouco mais sobre este apóstolo, padroeiro do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, que ajuda na unidade entre católicos e ortodoxos.

1. Ele é o irmão de são Pedro

Santo André é mencionado regularmente na Bíblia depois de Simão Pedro, o que sugere que ele era o irmão mais novo de são Pedro.

Como seu irmão e os outros apóstolos Tiago e João, André foi inicialmente um pescador no mar da Galileia.

2. Seu nome vem do grego

O nome André (grego, Andreas) está relacionado com a palavra grega para "varão" (Aner, ou, no genitivo, Andros), homem por oposição a “mulher”, não no sentido de ser humano que é ánthropos.

Durante a audiência geral em 14 de junho de 2006, o papa emérito Bento XVI destacou que a origem grega e não hebraica do nome deste apóstolo é "sinal de que não deve ser minimizada uma certa abertura cultural da sua família".

O fato de seu pai, Jonas, ter dado a seu filho mais velho (Simão) um nome hebraico e a seu filho mais novo (André) um nome grego reflete o ambiente misto de judeus e gentios da Galileia.

3. Ele era um dos discípulos mais próximos de Jesus

Nos evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas) e no livro dos atos, os doze apóstolos são sempre listados em três grupos de quatro indivíduos.

O primeiro desses grupos indica os mais próximos de Jesus e é formado por dois pares de irmãos: Pedro e André, filhos de Jonas; e Tiago e João, filhos de Zebedeu.

4. Foi um dos primeiros a seguir Jesus

Santo André seguiu Jesus antes de seu irmão Pedro. Na verdade, ele foi um dos dois primeiros discípulos de João Batista que se encontraram com Jesus, segundo o Evangelho de São João.

O papa Bento XVI comentou que André era “verdadeiramente um homem de fé e de esperança; e certa vez, de João Batista ouviu proclamar Jesus como ‘o cordeiro de Deus’ (Jo 1, 36); então ele voltou-se e, juntamente com outro discípulo que não é nomeado, seguiu Jesus”.

André foi o primeiro dos apóstolos a ser chamado a seguir Jesus e a liturgia da Igreja Bizantina o honra com o apelido de "Protóklitos", que significa precisamente "o primeiro chamado" em grego.

5. Foi ele quem apontou a presença dos pães e peixes

O papa emérito disse: “as tradições evangélicas recordam particularmente o nome de André noutras três ocasiões, que nos fazem conhecer um pouco mais esse homem. A primeira é a da multiplicação dos pães na Galileia”.

“Naquele momento foi André quem assinalou a Jesus a presença de um jovem que tinha cinco pães de cevada e dois peixes: era muito pouco observou ele para todas as pessoas reunidas naquele lugar”, acrescentou.

André reconheceu de maneira realista a insuficiência de seus mínimos recursos, mas Jesus os tornou suficientes para a multidão de pessoas que tinham vindo ouvi-lo.

Mais em

6. Nos ensina a não ter medo de perguntar a Jesus

A segunda vez em que santo André é mencionado é em Jerusalém, onde junto com Pedro, Tiago e João pediram a Jesus que explicasse por que não ficaria pedra sobre pedra dos enormes muros que sustentavam o templo.

Em resposta, Jesus fez um discurso importante sobre a destruição de Jerusalém e o fim do mundo, no qual pediu aos seus discípulos que fossem sábios na interpretação dos sinais dos tempos e estivessem constantemente em guarda.

Santo André ensina que não se deve ter medo de fazer perguntas a Jesus, mas é preciso estar disposto a aceitar até os ensinamentos surpreendentes e difíceis que ele nos oferece, disse o papa Bento XVI.

7. Ele é considerado o Apóstolo dos Gregos

O papa Bento XVI destacou que algumas tradições muito antigas consideram santo André o apóstolo dos gregos nos anos posteriores a Pentecostes, fato que nos permite saber que pelo resto de sua vida foi pregador e intérprete de Jesus para o mundo grego.

8. Junto com Pedro, simbolizam a unidade entre católicos e ortodoxos

Pedro, seu irmão, viajou de Jerusalém passando por Antioquia e chegou a Roma para exercer sua missão universal; André foi o apóstolo do mundo grego. Por isso, na vida e na morte eles aparecem como verdadeiros irmãos, uma fraternidade que se expressa simbolicamente na especial relação recíproca da Sé de Roma e de Constantinopla, que são verdadeiras Igrejas irmãs.

Um exemplo é a visita do patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, ao papa Francisco por ocasião de sua eleição para o pontificado.

Como sucessor de são Pedro, o papa destacou o papel do patriarca Bartolomeu como sucessor de santo André e se referiu a ele como “meu irmão André”, em referência aos irmãos apóstolos.

9. Ele morreu em uma cruz diagonal

Santo André morreu em Patras, Grécia, onde pediu para ser crucificado em uma cruz diagonal ou em forma de X, que é conhecida como a “cruz de santo André".

Segundo a história antiga "A Paixão de André", que remonta ao início do século VI, o apóstolo rezou "Salve, ó Santíssima Cruz inaugurada por meio do corpo de Cristo e adornada com os seus membros como pérolas preciosas! Antes que o Senhor subisse a ti, provocavas um medo terreno. Agora, dotada de um amor celestial, te convertestes em um dom”.

“Os crentes sabem quanta alegria possuis, quantos presentes tens preparados. Por isso, seguro e cheio de alegria, venho a ti para que também me recebas exultante como discípulo daquele que foi pendurado em ti”.

A oração mostra uma espiritualidade cristã muito profunda, onde a cruz não é vista como um instrumento de tortura, mas sim como o meio incomparável para a configuração perfeita do Redentor, do grão de trigo que caiu na terra.