Desde o dia 1º de janeiro de 2019, os nova-iorquinos podem determinar em sua certidão de nascimento se são homens, mulheres ou gênero "X", sem a necessidade de apresentar documentação médica.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse em sua conta no Twitter no último domingo, 30 de dezembro, que nessa cidade "você tem o direito de afirmar a sua identidade de gênero".

"A partir do início de 2019, todos os nova-iorquinos terão o direito de mudar o gênero na sua certidão de nascimento para M, F ou X, sem a necessidade de um aval médico", assegurou.

O tuíte de De Blasio estava acompanhado por um vídeo de outubro de 2018, quando o prefeito de Nova York assinou a lei Intro 954, que já havia sido aprovada pelo Conselho Municipal.

"Vivam a sua verdade e saibam que a cidade de Nova York os apoiará", disse naquela ocasião.

O anúncio do prefeito foi recebido com polêmica no Twitter. O usuário TonyDonkya o classificou como "bizarro", porque agora os "políticos decidem o gênero de uma pessoa e não um médico. Vai ter muita gente confusa andando por aí".

Por sua parte, Qween_ofEvrthng criticou: "meu bebê tem quase 3 meses de idade e ainda nem recebeu a sua certidão de nascimento. Por favor, primeiro organizem as suas agências incompetentes".

O usuário lrennock questionou ao prefeito de Nova York: "quantas vezes uma pessoa pode mudar isso em sua certidão de nascimento? Uma semana eu sou um menino, na próxima semana eu sou uma menina, na próxima semana um X?".

RCollumbell observou que "uma autoridade/oficial eleita legislou que a realidade material é sujeito da ideologia política, tudo em nome da justiça. Mas é possível ter justiça sem verdade?"

Confira também: