O Arcebispo de Los Angeles e presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), Dom José Gomez, disse que "a nossa sociedade se perdeu" e por isso é urgente que os cristãos deem testemunho da verdade de Deus: que é amor e que com ele se pode construir uma sociedade boa para todos os seres humanos.

Assim indicou o Prelado no seu discurso de abertura da conferência anual do Centro De Nicola para a Ética e a Cultura, da Universidade de Notre Dame, sobre o tema “Nós pertencemos uns aos outros”.

“Nossa sociedade perdeu o rumo. Estamos vivendo em uma sociedade agressivamente laica que se esqueceu da verdade sobre Deus e sobre a pessoa humana”, frisou.

“Esta crise da verdade é a causa fundamental da dor e das dificuldades que há na vida de muitos de nossos próximos. Isso é a causa das muitas injustiças de nossa sociedade”, disse o Arcebispo.

“Vocês e eu, como cristãos, sabemos a verdade. Neste momento, devemos dar testemunho da verdade de que somos todos filhos de Deus, de que há uma grandeza na vida humana, de que cada um de nós foi criado à imagem de Deus, dotado com os direitos e as responsabilidades dadas por Deus e chamados a um destino transcendente”.

O Arcebispo destacou que “como cristãos, devemos ser modelos de uma nova forma de vida: uma vida de amor, compaixão e cuidado dos demais. Temos que trabalhar pela dignidade e igualdade”.

Dom Gomez indicou que “como cristãos, adoramos um Deus que se revelou como Amor. E como cristãos, sabemos que o homem é feito à imagem desse Deus, à imagem do Amor. Somos criados por amor. E somos feitos para amar, como Jesus amou e como a Madre Teresa e os santos amam”.

“A menos que conheçamos essas verdades, não saberemos como criar uma sociedade que seja boa para os seres humanos. Atualmente, no Ocidente, as nações, as empresas e as agências internacionais estão tentando construir uma ordem econômica e política global que não precise depender de crenças sobre Deus ou valores e princípios religiosos tradicionais”, disse o Prelado de origem mexicana.

No entanto, continuou, "o que estamos descobrindo é que quando perdemos essa ideia judaico-cristã de um Deus que cria a pessoa humana à sua imagem, perdemos o fundamento de todos os nobres princípios e objetivos que temos em nossa sociedade".

"Descobrimos que, a menos que acreditemos em um Criador que estabelece valores, não há fundamento para a dignidade humana, para a liberdade, para a igualdade e para a fraternidade."

O Arcebispo de Los Angeles disse também que em sua encíclica Fratelli tutti o Papa Francisco recorda que “muitos dos problemas do mundo são mais do que um simples fracasso da política ou da diplomacia. Representam um fracasso da fraternidade e da solidariedade humanas. Uma falha de amor. E esse é o nosso desafio e a nossa missão como cristãos, como Igreja”.

Por isso, destacou Dom Gomez, “temos um dever urgente neste momento, especialmente à luz da violência ocorrida na semana passada no Capitólio de nossa nação e da profunda polarização e divisões que existem em nosso país”.

“Precisamos construir uma sociedade na qual seja mais fácil para as pessoas amarem e serem amadas. Como a Madre Teresa nos ensinou, o nosso Deus se chama Amor. E Ele chama cada um de nós a amar”, frisou.

O presidente do Episcopado dos Estados Unidos disse ainda que “por nosso amor, pela forma como servimos ao próximo, pela forma como cuidamos uns dos outros, especialmente os fracos e vulneráveis, podemos mudar o mundo. Podemos ajudar o nosso próximo a descobrir este Deus que se chama Amor e a nos encontrar com Ele”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: