O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 18 de dezembro, a nomeação do jornalista Andrea Tornielli como Diretor Editorial do Dicastério para a Comunicação, e do jornalista Andrea Monda como Diretor Responsável por L’Osservatore Romano.

Casado e pai de três filhos, Andrea Tornielli nasceu na cidade italiana de Chioggia, em 19 de março de 1964. Estudou na Universidade de Pádua, onde se formou em História da Língua Grega.

Entre 1992 1 996, exerceu o jornalismo como redator da revista mensal “30 Giorni”. Entre 1996 e 2011, trabalhou no jornal “Il Giornale”. Desde abril de 2011, trabalhou no jornal “La Stampa”, onde coordenou o site “Vatican Insider”.

Por sua parte, Andrea Monda é escritor e ensaísta, nascido em Roma, em 22 de março de 1966. É casado e tem um filho. Formou-se em Direito na Universidade de La Sapienza de Roma. Também se formou em Ciências Religiosas na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Trabalhou durante alguns anos na Coletoria da Prefeitura de Roma, por conta de um instituto bancário.

Desde o ano 2000, é professor de religião e, há cerca de uma década realiza seminários sobre cristianismo e literatura na Pontifícia Universidade Lateranense e na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Colabora com as sessões culturais de diferentes jornais, entre os quais cabe citar “Avvenire” e “La Civiltà Cattolica”, onde escreve resenhas.

Processo de reforma da mídia vaticana

Por sua parte, em um comunicado de imprensa do Dicastério para a Comunicação, o Prefeito Paolo Ruffini explicou que “as nomeações do Diretor Editorial e do novo Diretor de L'Osservatore Romano são dois passos importantes no processo de reforma da mídia vaticana”.

Destacou que, como disse o Santo Padre, “não devemos ter medo dessa palavra, reforma”. Sublinhou que “Andrea Tornielli e Andrea Monda têm em comum serem jornalistas que olham para além da aparência das coisas, que sabem declinar a pluralidade das linguagens que caracterizam nosso tempo com a unidade de pensamento e das pessoas; que sabem aprofundar; que sabem ouvir”.

“Ambos sabem falar a todas as gerações, portanto, também aos jovens. Ambos são construtores de pontes”, sublinhou.

Assegurou que, “com Andrea Tornielli, a Direção Editorial (a qual cabe a tarefa de coordenar toda a mídia vaticana) terá um guia seguro, competente e com visão de futuro; consciente seja da grande história que a mídia vaticana possui, seja do futuro e que somente não tendo medo pode ser construído juntos e não imediatamente”.

Do mesmo modo, “com Andrea Monda, L'Osservatore Romano poderá continuar engajando novos projetos em sua história secular. O jornal da Santa Sé é um dos pilares da nossa comunicação, chamado a envolver-se cada vez mais no processo de integração do sistema de informação do Vaticano”.

Confira também: