O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira como novo Bispo da até então vacante Diocese de União da Vitória (PR) Padre Walter Jorge Pinto, do clero da Arquidiocese de Mariana.

A Diocese de União da Vitória estava vacante desde a morte de Dom Agenor Girardi, em 8 de fevereiro de 2018, por falência múltipla dos órgãos.

O Bispo nomeado, Pe. Walter Jorge Pinto, é natural de Ubá (MG), onde nasceu em 12 de fevereiro de 1963. Antes de ingressar no seminário, formou-se em Engenharia Agrária na Universidade Federal de Viçosa (1982-1986) e na mesma instituição obteve a Mestrado em Fitotecnia (1992-1993).

Em 1996, entrou para o Seminário Maior São José, da Arquidiocese de Mariana, onde estudou Filosofia (1996-1997) e Teologia (1998-2001).

Foi ordenado sacerdote pelo então Arcebispo de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, em 1º de junho de 2002.

Nesta Arquidiocese mineira, serviu como vigário paroquial, administrador paroquia, juiz auditor e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana; assessor da Pastoral Vocacional, pároco, vigário forâneo, vigário episcopal, representante dos presbíteros e membro do Colégio de Consultores.

Atualmente, é pároco da Basílica de São José Operário, em Barbacena, membro do Conselho Presbiteral e assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar.

Confira também: