O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 16 de maio, a renúncia do Bispo de Registro (SP), Dom José Luiz Bertanha, por motivo de idade, e nomeou como seu sucessor Pe. Manoel Ferreira dos Santos Júnior, M.S.C., até então reitor e pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul, na Diocese de Itapetininga (SP).

Nascido em 21 de março de 1967, em Itapetininga (SP), o novo Bispo estudou Filosofia na Universidade São Francisco, em São Paulo (1987-1989), e Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, na mesma cidade (1991-1994), onde obteve a Licenciatura em Teologia Pastoral (1998-2002).

Além disso, frequentou o curso de Direção Espiritual no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2006).

Em 2 de fevereiro de 1991, fez a sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração e foi ordenado sacerdote em 7 de janeiro de 1995.

Nesta Congregação, serviu como: reitor do Pré-Noviciado e do Seminário de Teologia, vice-Mestre de Noviços; coordenador da Casa de Recuperação para toxicodependentes; vice-provincial e superior provincial por dois mandatos (2011-2017).

Foi ainda vigário paroquial e depois pároco e reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo; pároco de São Benedito, em São Paulo; de Santa Rita de Cássia, em Pirassununga (Diocese de Limeira); e de Nossa Senhora da Soledade, em Delfim Moreira (Arquidiocese de Pouso Alegre).

Confira também: