O Papa Francisco nomeou nesta sexta-feira, 1º de março, como novo Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa Padre Américo Aguiar, da Diocese do Porto, presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimídia e Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

O Bispo nomeado nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, na Diocese do Porto. Em 1995, aos 22 anos, ingressou no Seminário filosófico de Ermesinde . Em seguida, frequentou o Seminário Mario da Diocese do Porto, completando o curso de Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Anos mais tarde, em 2014, obteve o mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Foi ordenado sacerdote em 8 de julho de 2001, incardinado na Diocese do Porto, onde serviu como pároco, Assistente Regional do Corpo Nacional de Escutas, Chefe de Gabinete de D. Armindo Lopes Coelho e mais tarde de D. Manuel Clemente e de D. António Francisco. Foi Vigário Geral da diocese do Porto e Capelão Mor da Misericórdia do Porto. Também serviu nos últimos anos como presidente da Irmandade dos Clérigos.

Em mensagem de vídeo divulgada pelo Patriarcado de Lisboa, o novo Bispo Auxiliar declarou que chega ao encontro “dos mais velhos, dos mais novos, dos doentes, dos que vivem tantas e tantas circunstâncias da vida, momentos de treva, dificuldade, e porventura até se sentem abandonados”.

Além disso, dirigiu-se de modo especial aos jovens, por razão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2022, que acontecerá em Lisboa, conforme foi anunciado ao fim da JMJ Panamá, em janeiro.

“Quero saudar num modo especial os jovens. Os jovens que têm um desafio enorme, em Lisboa, para os próximos anos. O Santo Padre escolheu Lisboa para a sede da Jornada Mundial da Juventude em 2022. Nas qualidades e nas apetências que Deus dá a cada um de nós seremos capazes de fazer a melhor Jornada Mundial para todos os jovens do mundo. E como disse o senhor Cardeal Patriarca: a Jornada há de ser feita pelos jovens e para os jovens”, declarou.

Confira também: