A Cáritas Itália denunciou o silêncio da mídia diante de numerosos conflitos armados no mundo, aos quais descreveu como "conflitos esquecidos".

Por ocasião dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos celebrada no domingo, a Cáritas italiana apresentou em 10 de dezembro o relatório "O peso das armas", sobre os conflitos no mundo durante o ano passado.

Segundo o documento, houve 378 conflitos no mundo, entre os quais, 186 são classificados como "crises violentas" e 20 como "guerras de alta intensidade".

Além disso, o relatório confirma que a produção e a venda de armas aumentaram e os cinco países que mais exportam são: Estados Unidos, Rússia, França, Alemanha e Reino Unido. Enquanto os principais importadores são Arábia Saudita, Emirados Árabes, Austrália, Iraque e Paquistão, países que contribuem para os conflitos no Iêmen, no Oriente Médio e no Norte da África.

Os quatro principais conflitos que a imprensa italiana abordou são os que ocorrem no Iêmen, na Venezuela, na Ucrânia e na Somália.

O diretor de "Avvenire", jornal da Conferência Episcopal Italiana, Marco Tarquinio, assegurou que "as guerras começam a terminar quando começamos vê-las. Somente se fizermos isso, elas poderão acabar", assegurou ao denunciar o silêncio da mídia.

Confira também: