No sábado (25), o meio “El 19 digital”, ligado ao governo de Daniel Ortega na Nicarágua, publicou as primeiras fotos de dom Rolando Álvarez desde que ele foi condenado a 26 anos e quatro meses de prisão por traição à pátria.

O texto da nota diz apenas: “Imagens da visita e reunião familiar que dom Rolando Álvarez teve com seus irmãos, Vilma e Manuel Antonio Álvarez Lagos, esta tarde no Sistema Penitenciário Nacional Jorge Navarro de Tipitapa”.

As fotos seriam uma resposta do governo de Ortega, ex-lider guerrilheiro de esquerda que soma mais de 29 anos no poder, à pressão da comunidade internacional que exigia prova de vida do bispo e saber onde ele estava. A última vez que se viu dom Rolando Álvarez foi em janeiro.

 

O centro penitenciário Jorge Navarro conhecido como prisão "La Modelo" tem sido destino frequente de presos políticos na Nicarágua. Há denúncias de uma série de violações de direitos humanos na prisão, como superlotação das celas, falta de atendimento médico, agressões pelos agentes penitenciários aos presos e retenção de familiares que visitam os presos.

Dom Álvarez, bispo de Matagalpa, foi condenado no dia 10 de fevereiro a 26 anos e 4 meses de prisão, acusado de ser um “traidor da pátria”.

Álvarez se recusou a ser deportado junto com outros 222 presos políticos, entre padres e seminaristas, para os EUA, preferindo ficar com outros 37 presos que permanecem nas prisões da Nicarágua.

Em recente audiência no Congresso dos EUA, o secretário de Estado, Anthony Blinken, disse que está acompanhando o caso de dom Álvarez e que ele deve ser libertado.

Confira também: