O Bispo de Matagalpa (Nicarágua), Dom Rolando Álvarez, denunciou a presença de homens armados "até os dentes" no final da visita pastoral que realizou na quarta-feira, 17 de julho, à comunidade de La Joya, no município de Terrabona.

Segundo o jornal ‘La Prensa’, Dom Álvarez é "um dos bispos que recebeu mais ataques da parte do governo de Ortega desde que começou a crise sociopolítica no país".

No dia de sua visita pastoral, presidiu uma Missa, reuniu-se com os líderes da região e, quando estava saindo, os fiéis o advertiram sobre a presença de homens armados que estavam “escondidos atrás das árvores dos dois lados” da estrada que ia percorrer para voltar a Matagalpa.

Em uma coletiva de imprensa na quinta-feira, 18 de julho, o Prelado explicou que os fiéis se ofereceram para acompanhá-lo devido à presença "desses homens que estavam vestidos com a típica roupa militar, com forte armamento AK-47 e abastecidos, ‘até os dentes’, de munição".

"Diante da coragem dos camponeses", continuou o Bispo, os homens armados "se dispersaram, praticamente, fugindo dos camponeses e começaram a subir o morro que fica em volta da comunidade de La Joya”.

Dom Álvarez destacou que não conseguiu distinguir se os homens armados eram do Exército que, segundo os moradores do local, nunca estiveram na região.

O Prelado também disse que continuará com seus trabalhos e visitas pastorais na Diocese de Matagalpa, porque "aconteça o que acontecer, nunca me senti ameaçado ou intimidado".

“O povo também me ensina a não ter medo, se o povo não tem medo, como nós vamos ter medo. O medo paralisa, o medo não é um bom conselheiro, o povo não tem mais medo, perdeu o medo, e nós, nicaraguenses, não devemos ter medo”, concluiu.

Em um comunicado publicado nesta quinta-feira, o Arcebispo de Manágua, Cardeal Leopoldo Brenes, lamentou "o que aconteceu ontem em uma comunidade em Terrabona e apoia Dom Rolando Álvarez".

Da Colômbia, onde chegou para uma reunião do CELAM, o Purpurado enviou “sua proximidade e solidariedade fraternas a Sua Excelência Dom Rolando Álvarez, Bispo da Diocese de Matagalpa, a quem manifesta seu total apoio nas declarações aos meios de comunicação pelo que aconteceu na comunidade de La Joya, da paróquia São José, em Terrabona”.

O Cardeal lamentou e condenou "que este tipo de situações esteja ocorrendo no país e pede às autoridades que tomem as medidas necessárias para investigar esses atos gravíssimos de pessoas armadas nessas comunidades".

"O Sr. Arcebispo nos convida a ser verdadeiros construtores da paz", conclui a nota do Arcebispado de Manágua.

Confira também: