O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Luis Fernando Ladaria, destacou que o Cardeal Newman, canonizado no último domingo, 13 de outubro, em uma cerimônia celebrada pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano, acompanha os fiéis católicos convertidos do anglicanismo.

O Cardeal Ladaria fez essa afirmação na terça-feira, 15 de outubro, em um simpósio realizado em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, por ocasião do 10º aniversário da Constituição Apostólica Anglicanorum coetibus, que permitiu a criação de Ordinariatos Pessoais para antigos fiéis anglicanos.

O Cardeal Ladaria se dirigiu aos participantes e assinalou que o Cardeal Newman esteve presente “em cada uma de suas viagens de fé”, nas quais “muitos de vocês estiveram na Comunhão Anglicana e depois experimentaram a alegria de serem recebidos na plena comunhão da Igreja Católica”.

Em sua apresentação, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé enfatizou que “o Cardeal Newman amava a Igreja da Inglaterra, mas ele acreditava na verdade e encontrou-a na Igreja Católica na Inglaterra. Descobriu que sua missão era ser plenamente católico e, ao mesmo tempo, plenamente inglês. De alguma forma, ele capturou a catolicidade da Igreja: comunhão na diversidade”.

"Estava profundamente comprometido com a compreensão adequada da tradição como guia e estava aberto ao Espírito Santo para compreender o desenvolvimento da doutrina, para compreender a reforma, mas dentro da ortodoxia".

Enfatizou que “sempre teve devoção a Jesus, porque Ele é o Senhor. Era a primeira coisa para ele”. Seguindo o caminho percorrido por Newman, "continuamos respondendo à graça do Espírito, trabalhando pela unidade da Igreja, pelo que a Igreja significa e pelo que a Igreja existe”.

Por outro lado, destacou a importância do caminho adotado pelos Ordinariatos Pessoais criados a partir da Anglicanorum coetibus.

“Ao longo dos anos, cada um dos três Ordinariatos Pessoais cresceu através de uma confiança mais profunda na providência de Deus. Este aniversário nos dá a oportunidade de uma reflexão teológica sobre o valor da Anglicanorum Coetibus para a vida da Igreja em uma perspectiva histórica, canônica, litúrgica e ecumênica”, afirmou o Purpurado.

Confira também: