O bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, que há oito dias está preso e cercado pela polícia nicaraguense em sua própria casa, pediu aos fiéis que não tenham medo porque o mal nunca prevalece.

Desde quinta-feira, 4 de agosto, o governo de Daniel Ortega não permite que dom Álvarez saia da cúria diocesana que está cercada por policiais. O bispo está lá dentro com outras dez pessoas, entre padres, seminaristas e leigos.

Ontem (11) na missa celebrada na capela da cúria, Álvarez recordou que Cristo ensinou que não se deve guardar rancor, mas perdoar sempre; vencendo "o mal com a força e o poder do bem".

"Estamos aqui, reunidos e presos já faz oito dias hoje", disse no início da missa. "Nossas onze vidas estão nas mãos do Senhor", acrescentou.

Dom Rolando Álvarez disse que graças a Deus eles estão com boa saúde, vivendo em comunidade, celebrando a missa, “com força interior, com paz e serenidade no coração” que “só pode vir de Deus”.

“Estamos experimentando um retiro na presença do Senhor. Tudo concorre para o bem daqueles que amam o Senhor, diz o apóstolo são Paulo, e estamos totalmente convencidos de que tudo acontece para o nosso bem, porque Deus nos ama e porque nós o amamos”, disse Álvarez.

Dom Álvarez disse que “as experiências dolorosas não caem em vão, não caem no vazio. Essas experiências são oferecidas ao Senhor e Deus as devolve em bênçãos para nós”.

Álvarez, que agradeceu as milhares de manifestações de solidariedade, orações e terços, recordou na sua homilia que Cristo chama os seus discípulos a não guardar rancor e a perdoar sempre.

O bispo disse que quando você quer prejudicar outra pessoa, isso “significa que o diabo conseguiu penetrar em seu coração e conseguiu entrar infectando seu coração. Isso não podemos permitir".

“O mal é derrotado pela força do bem. O bem é sempre mais poderoso. O bem é eternamente poderoso. O mal é tremendamente limitado”, apesar de ser mais barulhento, disse ele.

"O mal, em sua natureza demoníaca, sempre tenta nos confundir fazendo-nos pensar que é aquele que vence e que é maior que o bem, mas isso é uma tentação de Satanás para nos desesperar, para desesperar homens e mulheres de boa vontade", disse.

Álvarez encorajou os nicaraguenses a não se desesperarem, porque “é mais uma das tentações que enfrentamos, porque um povo sem esperança é um povo auto-sepultado”.

O bispo exortou a deixar-se “inundar pela esperança" de Cristo que derrotou a morte.

"É a esperança do grão de trigo que morre e só assim dá muito fruto", disse.

Ele recordou a passagem evangélica da tempestade no Mar da Galileia, quando os apóstolos se assustaram porque acreditavam que o barco iria afundar. Cristo "sempre vence as tempestades", disse.

Depois de afirmar que seus corações estão "cheios de perdão" e da "misericórdia de Deus", dom Rolando Álvarez disse que eles oferecem "esta situação difícil que estamos vivendo por vocês".

“Não tenha a menor dúvida de que o Senhor está lhes abençoando, porque ele está aceitando diariamente nosso oferecimento por vocês. E vocês continuem oferecendo seus oferecimentos e orações por nós", disse ele.

Confira também:

 

Mais em