O Papa Francisco alertou sobre os ídolos do mundo em uma nova catequese na Audiência Geral desta quarta-feira, na qual criticou que alguns sacrificam os filhos, descuidando-se deles ou não os tendo por causa da carreira profissional ou para alcançar maior êxito.

Ao falar dos perigos da idolatria, Francisco recordou que, “na antiguidade” eram feitos “sacrifícios humanos”, mas afirmou que ainda hoje ocorre de alguma forma.

“Pela carreira sacrificam seus filhos, negligenciando-os ou simplesmente não os gerando; a beleza exige sacrifícios humanos; a fama exige a imolação de si mesmo, da própria inocência e da autenticidade”.

“Quantas horas diante do espelho!”, exclamou. “Quantas horas diante do espelho, alguém, alguma mulher gasta para se maquiar? Esta também é uma idolatria. Mas não é mal maquiar-se. Mas normalmente, não para tornar-se uma deusa”.

“Os ídolos pedem sangue. O dinheiro rouba a vida e o prazer leva à solidão. As estruturas econômicas sacrificam vidas humanas por lucros maiores. Pensemos em tantas pessoas sem trabalho. Por quê? Porque às vezes acontece que os empreendedores de uma empresa decidiram despedir as pessoas para ganhar mais dinheiro. O ídolo do dinheiro. Vive-se na hipocrisia, fazendo e dizendo o que os outros esperam, porque o deus da própria afirmação impõe isso”.

“E vidas são arruinadas, famílias são destruídas e jovens são abandonados nas mãos de modelos destrutivos”, denunciou ainda.

“Também a droga é um ídolo. Quantos jovens arruínam a sua saúde, até mesmo a vida, adorando este ídolo da droga”, disse Francisco.

Confira também: