Após o terremoto ocorrido em 22 de março em Zagreb (Croácia), em meio à emergência de coronavírus, o Arcebispo local, Cardeal Josip Bozanic, expressou sua proximidade às vítimas e declarou que a Igreja ainda não sabe qual é o plano de Deus frente a esta catástrofe dupla.

“Há muito em que pensar: o coronavírus, agora o terremoto. Não sabemos qual é o plano de Deus”, disse o Cardeal Bozanic em uma entrevista recente.

O terremoto de 5,2 graus que sacudiu a capital da Croácia deixou dezenas de feridos e pelo menos um falecido, além do colapso da parte superior da torre norte da Catedral da Assunção em Zagreb. A torre caiu diretamente sobre a Cúria Episcopal, que está ao lado da catedral, causando enormes danos e um buraco que trouxe os escombros do telhado para as fundações.

O Cardeal Bozanic – que falou tanto com a Rádio Católica Croata como com a televisão croata – expressou a "proximidade humana, dos bispos cristãos a todos aqueles que sofrem".

“Este terremoto é um desafio e um sinal para todos nós, mas também um pedido de solidariedade e proximidade. E eu estou entre aqueles que estão sem-teto nestes dias. Não podia ficar no Palácio Arcebispal porque estava danificado. Mas vivemos em comunidade”, contou o Purpurado.

O Cardeal e os outros moradores da cúria arcebispal agora estão alojados no seminário que ficou vazio devido à emergência do coronavírus.

A suspensão das missas públicas por causa do coronavírus foi uma coincidência feliz, explicou o Cardeal à ACI Stampa, agência em italiano do grupo ACI, em 25 de março.

“O terremoto ocorreu às 6h25 da manhã e as igrejas abrem às 6h, incluindo nossa catedral, a igreja franciscana e a igreja jesuíta, onde todo o piso desabou. Se tivesse ocorrido com as igrejas cheias, certamente haveria vítimas”, declarou.

O Purpurado aproveitou para agradecer a Deus por ter sido "salvo".

Destacou também que a prioridade agora é "pensar nas famílias que permanecem sem um apartamento ou uma casa" e nas "igrejas e paróquias danificadas em Zagreb e fora de Zagreb".

"Todos devemos mostrar solidariedade", disse.

O Cardeal Bozanic enfatizou que "Deus nos ama muito e, por esse motivo, somos chamados a ver a proximidade de Deus mesmo nesta situação difícil". “A pandemia de coronavírus é um desafio. Devemos ser sérios e obedecer para ajudar-nos uns aos outros. Ser mais solidários, mais próximos uns dos outros”, disse.

Finalmente, o Arcebispo de Zagreb lembrou que "os sacerdotes celebram a Eucaristia todos os dias e as pessoas são chamadas a se conectar espiritualmente com elas".

Publicado originalmente em ACI Stampa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: