Por ocasião do dis dos fiéis defuntos, algumas pessoas celebram a “santa morte” em vários lugares nos Estados Unidos e no México, como em Ciudad Juarez, onde aumentou o número de adeptos.

A “santa morte” é uma falsa devoção difundida em diferentes lugares do México e em outros países da América Latina. É representada com uma caveira enfeitada, segundo o gosto pessoal dos adeptos.

Narcotraficantes, delinquentes, ex-prisioneiros ou sequestradores se aproximam a essa imagem controversa para pedir pelo êxito dos seus crimes. Este culto blasfemo também está ligado às práticas de bruxaria.

Em 2012, membros da seita assassinaram em Sonora (México) duas crianças de 6 e 7 anos e uma mulher de 55 anos. Ambos morreram degolados em um ritual de sacrifício à “santa morte”.

Recentemente, o porta-voz da diocese de Veracruz, no México, padre Víctor Díaz, recordou que “a morte não é santa. Aqui não existe nenhuma Santa Morte porque Cristo veio para vencer a morte e o pecado, por isso nós devemos celebrar a memória dos nossos fiéis que estão na Graça de Deus”.

A falsa “santa morte” também é conhecida como ‘san la muerte’, Senhor da Boa Morte, Senhor da Paciência, São Justo Nosso Senhor da Boa Morte, Nosso Senhor de Deus e a Morte, Santo Esqueleto, Ayucaba, Senhor que Tudo Pode, São Severo da Morte ou o Santinho.