Uma mulher seminua invadiu a missa na igreja de Santa Verônica em Eastpointe, Michigan, que pertence à arquidiocese de Detroit, EUA, gritando lemas pró-aborto em pé em um banco, como mostra um vídeo compartilhado nas redes sociais.

“Reverter Roe? De jeito nenhum" e “Aborto sem desculpas” gritava a mulher. Uma outra ativista segurava um lenço verde que é a marca registrada dos abortistas.

A ativista se referia à decisão da Suprema Corte dos EUA sobre o caso Roe x Wade, que liberouo o aborto nos EUA em 1973. Um rascunho de voto sobre o caso Dobbs x Jackson Women's Health Organization que a Suprema corte dos EUA está julgando indica que Rox Wade pode ser anulada.

Seguranças da igreja conduziram as mulheres para fora da igreja, enquanto um homem falava para elas que "o aborto mata bebês".

AVISO: O vídeo pode ofender a sensibilidade do leitor.

O vídeo foi publicado originalmente no TikTok e depois republicado no Twitter.

“Ficamos tristes ao ver que os manifestantes interrompem uma celebração litúrgica e desrespeitam aqueles que estavam reunidos em oração”, disse o porta-voz da arquidiocese de Detroit, Ned McGrath, à CNA, agência em inglês do grupo ACI.

Uma mulher seminua grita slogans de aborto e outra segura um lenço verde de aborto em igreja em Michigan, EUA / Captura do TikTok

"Todas as comunidades religiosas devem ter liberdade de culto sem medo. Na arquidiocese de Detroit, estamos comprometidos com acompanhar mulheres e famílias que enfrentam gestações difíceis ou inesperadas, e com defender leis que protejam a vida das mães e dos bebês", destaca o porta-voz. McGrath também disse à CNA que a polícia local foi notificada sobre o que aconteceu.

A arquidiocese de Detroit pediu aos párocos e paróquias para que estejam atentos aos ataques que estão acontecendo em outras dioceses nas últimas semanas. O incidente é o mais recente de uma série de provocações de ativistas pró-aborto contra as igrejas católicas devido à doutrina da Igreja de que o aborto é um mal grave.

Também houve incidentes de vandalismo e incêndio criminoso em centros pró-vida nos EUA.

Na segunda-feira, dois bispos emitiram um comunicado pedindo ação do governo para parar a violência.

“Desde o vazamento do rascunho de opinião em Dobbs x Jackson Women's Health Organization, as instituições de caridade que apoiam mães grávidas necessitadas foram atacadas com bombas incendiárias, e organizações pró-vida foram atacadas e aterrorizadas quase diariamente, e inclusive as vidas dos juízes da Suprema Corte foram ameaçadas diretamente”, disse o comunicado do cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, e do arcebispo William E. Lori, de Baltimore.

“À luz disso, pedimos às nossas autoridades eleitas que tomem uma posição firme contra essa violência e que nossas autoridades policiais aumentem sua vigilância para proteger aqueles que estão em maior risco. Agradecemos aos que já o fizeram e os encorajamos a continuar".

“Acima de tudo, cada um de nós deve escolher o caminho da paz e abrir o coração ao amor que Deus tem por seus filhos. Ó Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao vosso".

O cardeal Dolan preside o Comitê de Liberdade Religiosa da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), enquanto dom Lori é presidente do Comitê de Atividades Pró-Vida da USCCB.

Confira também:

Mais em