Jo Gambosi, colunista do site Parkinson's News Today, escreveu um artigo contando como sua irmã, a quem ela chama de Bev, enfrenta o estágio 3 do mal de Parkinson com fé e uma piedosa vida de oração.

O estágio 3 é considerado um estágio intermediário. O paciente começa a ter dificuldades de equilíbrio e lentidão nos movimentos. As quedas são frequentes. A pessoa ainda é completamente independente, mas os sintomas afetam significativamente atividades da vida cotidiana como vestir-se e comer.

Em 20 de outubro, Gambosi escreveu uma coluna na qual contou que sua irmã lhe disse: “A oração e minha fé me ajudaram a me sustentar quando enfrentei o meu diagnóstico de doença de Parkinson e outros problemas médicos que tive no passado”.

O Parkinson não é o único desafio enfrentado por Bev. Gambosi diz que “em 2005 fez a cirurgia de revascularização do miocárdio e troca da válvula mitral”, e que “em 2014 foi diagnosticada com câncer de cólon, teve que fazer cirurgia e quimioterapia”.

“Ela é uma sobrevivente do câncer de sete anos”, destacou a autora.

A autora comenta que todas as manhãs e noites sua irmã tem a rotina de “passar tempo em oração e depois assistir a alguns programas religiosos na televisão”. "Ela vai à igreja quando se sente capaz de ter comunhão com outras pessoas", acrescentou.

Gambosi explica que, em um artigo publicado na revista médica Neurology, os cientistas investigam como a doença de Parkinson afeta a fé e a espiritualidade.

“Descobriram que os pacientes geralmente mantêm sua fé ou espiritualidade, independentemente da gravidade da doença. Além disso, sua participação em uma comunidade religiosa e sua frequência em locais de culto não diminuíram, apesar de sua deficiência”, disse.

A colunista ressalta que, embora a fé de sua irmã Bev "seja forte", ela tem certeza de que "deve sentir que seu corpo a está traindo, por causa de seus atuais problemas cognitivos, de equilíbrio e de locomoção".

“Ela me disse que às vezes se sente descontrolada. Bev me disse um dia: Eu conseguia [fazer] ecocardiogramas, mas agora tenho problemas para me lembrar das consultas’”, disse ela.

A autora lembrou que Brad Dell, colunista da BioNews (a empresa matriz de Parkinson's News Today), escreveu um artigo para o portal Cystic Fibrosis News Today sobre sua experiência de fé ao enfrentar doenças crônicas e de perda de controle.

Ele escreveu: “Quando me senti pequeno e lançado aos ventos imprevisíveis, procurei desesperadamente qualquer aparência de controle e ansiava por respostas espirituais sobre por que todas as coisas doem. É difícil não considerar questões de propósito quando seu próprio corpo tenta te matar".

Gambosi detalhou em sua coluna que "a fé e a espiritualidade podem reduzir o estresse, diminuir a ansiedade e a depressão e oferecer esperança e um senso de propósito para aqueles com doenças crônicas como o Parkinson".

Um estudo publicado em SAGE Journals diz, segundo Gambosi, que “a participação religiosa parece permitir que os doentes, particularmente aqueles com doenças médicas graves e incapacitantes, enfrentem melhor e vivenciem o crescimento psicológico de suas experiências negativas de saúde, em vez de serem derrotados. Ou superado por ele”.

Confira também: