O Movimento Brasil sem Aborto vai lançar hoje (16) a campanha ‘A vida depende do seu voto’. A iniciativa visa conscientizar os eleitores sobre a importância de votar em candidatos pró-vida nas eleições de outubro e buscar candidatos dispostos a assinar um compromisso em defesa da vida, caso sejam eleitos.

“Entendemos que o direito à vida é o primeiro direito e, sem este, os outros perdem o sentido”, disse à ACI Digital o secretário geral do movimento, Allan Araújo. Segundo ele, por este motivo, a questão do aborto “é fundamental no processo” eleitoral que o Brasil vive.

Nas eleições deste ano no Brasil, estarão em disputa os cargos de presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. A campanha eleitoral começou hoje. A votação acontecerá no dia 2 de outubro e, em caso de segundo turno para presidente e governadores, em 30 de outubro.

Segundo afirma em seu site, o Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto “é uma organização de natureza suprapartidária e suprarreligiosa que defende a preservação da vida desde sua concepção, atuando de forma estruturada para pautar ações e argumentos a partir de evidências e pesquisas no campo da genética, da embriologia, da bioética e da legislação vigente”.

Segundo Allan Araújo, desde a fundação em 2006, o “movimento já desenvolve essa campanha” de conscientização do voto pró-vida. Segundo ele, a campanha ‘A vida depende do seu voto’ tem “dois objetivos bem definidos”. O primeiro deles “é falar diretamente com os eleitores no sentido de sugerir que, além dos critérios de escolha que eles já têm na hora de decidir seu candidato, que acrescentem a defesa da vida desde a concepção”. O segundo “é identificar os candidatos que pensam dessa forma e oferecer a eles a oportunidade de assinar um termo de compromisso com a sociedade civil, no qual assume o compromisso de, se eleito for, defender a vida desde a concepção e não aprovar nem apoiar nenhum projeto de legalização do aborto provocado no nosso país”. Os nomes dos candidatos que assinarem o termo de compromisso serão divulgados no site do Brasil sem Aborto.

Araújo disse que a campanha do movimento contará com “um filtro” para buscar os candidatos dispostos a assinar o termo. “Os partidos que têm nos seus meios de regulação, seja estatuto, seja convenção, apologia à legalização do aborto não farão parte. Os candidatos desses partidos não poderão assinar o termo de compromisso”, contou o secretário-geral do movimento. “Infelizmente, sabemos que mesmo dentro desses partidos existem aqueles que pensam de forma diferente, mas sabemos que na hora do voto acaba tendo a questão do partido, então, não tem como abrirmos essa possibilidade”, afirmou.

Allan Araújo afirmou que “pesquisas mostram que a maioria absoluta da população brasileira é contra a legalização do aborto”. “Às vezes, o candidato vem com um discurso: ‘sou contra o aborto, mas sou a favor da legalização’, mas a maioria da população não quer que mexa nessa questão na lei”, disse. Citou ainda levantamento de janeiro de 2021 do Instituto Paraná Pesquisas, segundo a qual 79% dos brasileiros são contra a legalização do aborto no país.

Sobre a conscientização dos eleitores, Araújo ressaltou que o Brasil sem Aborto é um movimento “composto por voluntários” e, por isso, conta com o apoio de diversos grupos pró-vida no país para “ajudar na divulgação da campanha”. “Nosso trabalho é de formiguinha, com certa capilaridade e o somatório de forças”, disse. Segundo ele, uma iniciativa já adotada é a criação de grupos de WhatsApp estaduais para a divulgação.

O secretário-geral do movimento destacou ainda que “a ideia não é morrer com a campanha após a eleição, mas seguir com a campanha viva”, a fim de “incentivar cada vez mais a população a ter consciência” do seu papel após a eleição. “O candidato assina o termo de compromisso e, depois, cabe ao eleitor cobrar. É um papel de todos nós”, disse.

O lançamento da campanha ‘A vida depende do seu voto’ acontecerá durante uma live hoje, às 20h, no Instagram do Movimento Brasil sem Aborto.

Confira também: