Nesta segunda-feira,27, morreu na capital sul-coreana o Cardeal Nicholas Cheong Jin-suk, Arcebispo Emérito de Seul, ele teria cumprido 90 anos em dezembro.

Dom Jinsuk nasceu em Seul em 7 de Dezembro de 1931, após ter estudado engenharia e depois da Guerra da Coreia, o conflito ocorrido entre 1950 e 1953 que terminou dividindo a península em dois países com um saldo de 2,5 milhões de vítimas, ele decidiu entrar no seminário e foi ordenado sacerdote em 1961.

Estudou em Roma onde obteve uma licenciatura em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Urbaniana, e ao seu regresso à Coreia, foi eleito pelo Papa Paulo VI como Bispo de Cheongju em 1970.

Em 1998, o Papa João Paulo II o nomeou Arcebispo de Seul e o Papa Bento XVI o criou Cardeal da Santa Igreja Romana no Consistório de Março de 2006, com o título de Santa Maria Imaculada de Lourdes na localidade de Boccea.

O próprio Bento XVI aceitou a sua renúncia por limite de idade como Arcebispo de Seul a 10 de maio de 2010 e nomeou como seu sucessor o atual o Arcebispo da capital, Dom Andrew Yeom Soo-jung.

Com a morte do Cardeal Cheong Jinsuk o Colégio Cardinalício agora é composto por 126 cardeais eleitores e 97 com mais de oitenta anos de idade, num total de 223 cardeais.

Confira: