O cardeal australiano Edward I. Cassidy, presidente emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã, morreu neste sábado, 10, véspera do Domingo da Divina MIsericórdia, aos 97 anos.

O Cardeal nasceu em Sydney em 5 de julho de 1924 foi criado cardeal em 1991 por João Paulo II e dedicou sua vida à diplomacia e a promover a unidade dos cristãos.

Edward Cassidy entrou no seminário em 1943 e foi ordenado padre em 1949, mudou-se para Roma em 1952 e estudou Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense e em 1953 ele entrou para a Pontifícia Academia Eclesiástica, a escola de diplomatas do Vaticano.

Ele entrou no serviço diplomático da Santa Sé e foi enviado primeiramente para a Índia, depois para a Irlanda, El Salvador e Argentina.

O Papa Paulo VI o elegeu arcebispo titular de Amanzia em 27 de outubro de 1970, e foi nomeado Pró-Núncio Apostólico para a República da China (que tinha sede Taiwan).

Em 1972 tornou-se Pró-Núncio Apostólico para Bangladesh e Delegado Apostólico para a Birmânia.

Em 1979 foi escolhido por João Paulo II como Delegado Apostólico para a África do Sul e Pró-Núncio Apostólico para o Lesoto; Em 1984 foi transferido como Núncio Apostólico para a Holanda.

O próprio João Paulo II o promoveu em 1988 para substituir a Secretaria de Estado para Assuntos Gerais, cargo ocupado até 12 de dezembro de 1989, quando foi nomeado Presidente do Pontifício Conselho de Promoção da Unidade Cristã. Ao mesmo tempo, assumiu o cargo de Presidente da Comissão para as relações com o judaísmo.

No consistório de 1991 foi criado cardeal da Santa Igreja Romana e em março de 2001 renunciou à Presidência do Pontifício Conselho de Promoção da Unidade Cristã por atingir o limite de idade.

Bispos australianos prestam homenagem

O presidente da Conferência Episcopal Australiana, o arcebispo Mark Coleridge, afirmou em nota divulgada pelo Vatican News que o estilo amigável e "pé no chão" do cardeal Cassidy foi um de seus traços marcantes durante seu serviço no Vaticano. Muito apreciado em todos os seus cargos, ele "brilhou", segundo Dom Coleridge, como presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, mostrando "não apenas habilidade diplomática e astúcia política, mas também autenticidade humana e bom senso". "A simplicidade de um homem chamado a um alto cargo na Igreja, mas com seu olhar fixo em Jesus Cristo", concluiu Coleridge.

Por sua parte, na notícia divulgada por Vatican News, o arcebispo de Sydney, Dom Anthony Fisher, homenageou o Cardeal Cassidy dizendo que ele "deixou um legado notável em nossa Igreja, especialmente no campo do ecumenismo".

"Poucos australianos tiveram um impacto tão profundo na Igreja católica internacional" e acrescentou:" estou certo de que ele continuará inspirando os líderes da Igreja por muitos anos”.

Confira: