Gregório Pedro XX, patriarca dos católicos armênios, morreu no dia 25 de maio, aos 86 anos, no Líbano. Sua Beatitude Gregório Pedro XX Ghabroyan foi o patriarca da Cilícia dos Armênios Católicos desde 2015 e morreu depois de uma longa doença. Ele será sepultado no dia 29 de maio no convento Bzommar, em Beirute, no Líbano, onde há 250 anos residem os patriarcas da Igreja Armênia Católica.

Gregório Pedro XX era sírio, nascido em Aleppo no ano de 1934. Completou os estudos primários no convento de Bzommar, a 36 km de Beirute. Em Roma, estudou filosofia e teologia na Universidade Gregoriana e morou no Pontifício Colégio Armênio.

Foi ordenado sacerdote em março de 1959 e, um ano depois, nomeado prefeito de estudos do seminário de Bzommar. Em 1962, tornou-se reitor do Instituto Mesrobiano do Líbano, onde permaneceu até 1969. Naquele ano, deixou o instituto para tornar-se reitor do seminário de Bzommar, onde esteve até 1975.

Em 1976, foi nomeado bispo dos católicos armênios da Eparquia de Saint-Croix, em Paris, França, recebendo a ordenação episcopal em 1977, no Líbano. Em julho de 2015 foi eleito Patriarca da Cilícia dos Católicos Armênios. Na ocasião, o papa Francisco enviou uma mensagem a Gregório Pedro XX falando das “várias dificuldades e novos desafios” enfrentados pelos armênios católicos no Oriente Médio, onde os cristãos de todas as denominações sofrem perseguição de muçulmanos. “Iluminados pela luz da fé em Cristo ressuscitado, nossa visão do mundo é cheia de esperança e misericórdia, porque temos a certeza de que a Cruz de Jesus é a árvore que dá a vida”, disse o papa.

Confira também: