O bispo emérito de Sinop (MT), dom Gentil Delazari, morreu na noite de ontem (31), aos 82 anos. Ele estava internado em um hospital particular da cidade. A causa da morte não foi divulgada. Dom Delazari será enterrado hoje (31), às 17h, na cripta da catedral Sagrado Coração de Jesus, onde está sendo velado.

“A diocese de Sinop-MT agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana, e por seis anos permaneceu conosco como Bispo Emérito. O seu ministério episcopal foi caracterizado pelo anúncio incansável do Evangelho, tornando Cristo mais conhecido e amado, conforme seu lema episcopal: ‘Preparai os Caminhos do Senhor’ (Cf. Mt 3,3)”, afirmou a diocese em nota.

Dom Gentil Delazari nasceu em 9 de setembro de 1940, em Encantado (RS). Foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1968, em Revaldo (RS). Em 27 de março de 1994, foi ordenado bispo em Lajeado (RS). Tomou posse como bispo coadjutor de Sinop em 23 de junho de 1994 e, em 1995, assumiu como bispo titular. Ficou à frente da diocese mato-grossense até 20 de janeiro de 2016. Durante seu episcopado, foi presidente do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A presidência da CNBB publicou uma nota manifestando pesar pela morte de dom Gentil e assegurou suas “orações pelo descanso eterno deste bispo que dedicou 28 anos ao episcopado brasileiro”.

O governo do Mato Grosso também lamentou a morte de dom Delazari. “Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do bispo dom Gentil Delazari. Um homem generoso e de fé, que conduziu a diocese de Sinop com presteza e sabedoria. Que Deus conforte o coração de todos os familiares, fiéis e amigos nesse momento de dor e tristeza”, expressaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.

Confira também: