O Missal Romano para as Diocese do Zaire é o único "missal romano inculturado, nascido da reforma litúrgica do Vaticano II", disse o papa Francisco em uma mensagem em vídeo que acompanha a apresentação da tradução francesa, escrita sob a direção da irmã Rita Mbshu Kongo.

O papa já havia enviado uma mensagem em vídeo em 2020, quando o texto foi publicado em italiano um ano após a missa que ele mesmo celebrou no rito congolês na basílica de São Pedro. Uma missa que deverá ser repetida no dia 3 de julho no Vaticano, dia em que o papa deveria estar em Kinshasa, na República Democrática do Congo, mas estará em Roma, por ter cancelado a viagem por motivos de saúde.

A publicação do missal em francês era parte dos preparativos para a viagem do papa, que Francisco.

O Papa Francisco observa que o cristão não tem nada mais precioso do que a fé em Jesus Cristo, e que a contribuição da liturgia é "inestimável" para transmitir este tesouro, porque "seu conteúdo molda a fé, da mesma forma que a fé de um povo determina sua adoração. O rito congolês da celebração eucarística é certamente fruto da pregação missionária sob o sol africano”.

O missal de rito congolês, fruto "de longos anos de pesquisa, experiência no local e fecunda colaboração entre a Santa Sé e a Igreja no Congo", "permite ao congolês rezar na sua própria língua, com seu corpo e sua alma, e usar símbolos que lhe são familiares”, diz Francisco.

O papa Francisco recorda que "em 30 de abril de 1988, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos aprovou e confirmou o Ordinário da Missa em francês, tendo como anexo as preliminares, o calendário e as Missas", e propõe "O rito congolês da celebração da Eucaristia como modelo para as outras Igrejas em busca de uma expressão litúrgica adequada para amadurecer os frutos do empreendimento missionário da evangelização das culturas e da inculturação do Evangelho".

O papa Francisco os exorta a se comprometerem "da mesma forma com todo o ritual dos sacramentos e sacramentais que vocês estão preparando para completar este rito. Desejo-vos uma leitura frutuosa deste livro, para compreender que é belo celebrarmos juntos as maravilhas do nosso Deus em seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor”.

Confira também: