No domingo, 19 de agosto, será comemorado o 40º aniversário do restauro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e as festividades terão início em São Paulo e continuarão em Aparecida.

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida foi quebrada em mais de 200 pedaços após sofrer um atentado em 16 de maio de 1978. Logo depois, foi enviada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) e restaurada pela artista plástica e chefe do Departamento de Restauração, Maria Helena Chartuni.

Em 19 de agosto de 1978, a imagem restaurada retornou para o Santuário de Aparecida, data que é recordada neste fim de semana.

A programação comemorativa começará com Missa às 7h30 na Catedral da Sé, em São Paulo (SP). Logo após, uma carreata seguirá pela Dutra com a Imagem da Padroeira do Brasil até Aparecida (SP).

O principal ato do dia acontecerá às 14h, com a celebração da Missa no Altar Central da Basílica, que será presidida pelo Bispo emérito de Rubiataba (GO), o redentorista Dom José Carlos Oliveira.

Na época do atentado à imagem, o religioso era Superior da Província Redentorista de São Paulo e ainda hoje se lembra bem dos acontecimentos daquele ano.

Para o Prelado, naquele dia 19 de agosto de 1978, “ver a Imagem retornando no caminhão de Bombeiros foi uma felicidade muito grande. Tive o privilégio de estar ao lado dela na carreata que a trouxe de volta e fiquei impressionado com aquele corredor humano formado na Dutra”.

Nascido em Aparecida, Dom José foi “coroinha na Basílica Velha por muitos anos” e estudou seus primeiros anos no seminário nesta cidade. “Então, a ligação com nossa Padroeira sempre foi muito forte”, afirma.

O Bispo, porém, admite que foi após o atentado que teve sua fé ainda mais fortalecida. “O acontecimento foi muito triste para nós. Mas, quando o MASP nos avisou que a imagem estava restaurada, a alegria foi tão grande que apagou aquela tristeza pela quebra de Nossa Senhora. Ali nossa fé e nossa confiança também foi restaurada”, assinala.

Além de Dom José Carlos, outra personagem importante desta história da restauração que estará presente na Missa deste domingo é restauradora Maria Helena Chartuni, que conta também ter sido transformada após esse episódio, uma vez que estava afastada da Igreja desde a adolescência.

 “Eu, sem saber, havia iniciado minha transformação, que me levaria a dizer, anos mais tarde, que Nossa Senhora começara, delicadamente, sutilmente, a restaurar minha vida, também despedaçada, enquanto eu juntava os fragmentos de sua Imagem de terracota! Foi uma bela troca e quem saiu ganhando fui eu”, comemora Chartuni.

Nesse sentido, também as comemorações pela retorno da imagem restaurada terão como foco a restauração do Brasil. Durante a celebração, rezaram pelo país e a sociedade, que na avaliação de Dom José Carlos, está fragmentada.

“Todas as vezes que me recordo da chegada apoteótica de Nossa Senhora, depois da restauração, fortaleço minha fé e sei que também a fé do povo brasileiro foi restaurada. Hoje pedimos que ela também restaure nosso país, seu governo, os três poderes e seu povo”, destaca.

A celebração contará também com a participação de militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal, que entronizarão da imagem da Padroeira no início da cerimônia. Antes disso, haverá uma acolhida solene com apresentação do Padre Antônio Maria na Tribuna Papa Bento XVI, a partir das 13h.

Confira também: