A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, participou da cerimônia que declarou a Cidade da Guatemala Capital Pró-Vida da Ibero-América no dia 10 de março.

Na oportunidade, aconteceu o Congresso Ibero-americano pela Vida e pela Família, promovido e realizado pelo governo e sociedade civil locais. No evento, Damares discutiu políticas de promoção da vida e da família.

“Vamos trocar experiências com autoridades locais sobre programas de direitos humanos para fortalecer nossas ações ainda mais. Uma nação pró-vida não deixa mulheres, nem ninguém para trás”, disse a ministra no evento, acompanhada da secretária Nacional da Família, Ângela Gandra.

Em 2021, a Guatemala se tornou signatária da Declaração Consensual de Genebra se unindo no fortalecimento dos direitos da mulher e da família. O acordo elenca compromissos que promovam a defesa do direito das mulheres e a preservação da família como núcleo natural e fundamental da sociedade.

O Brasil é um dos países signatários originais do Consenso de Genebra ao lado de países como os EUA, Egito, Hungria, Polônia, Indonésia e Uganda.

O consenso promove ações para a saúde das mulheres, o direito à vida, o fortalecimento da família como unidade fundamental da sociedade.