Mais de seis mil pessoas assinaram uma campanha lançada por meio da plataforma CitizenGO, exigindo que a Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN) rejeite uma nova tentativa de abrir as portas ao aborto em todo o México.

A campanha, lançada pela Frente Nacional pela Família, busca defender a proteção da vida desde sua concepção na Constituição do estado mexicano de Sinaloa.

Em 28 de setembro de 2018, com 32 votos a favor e 2 contra, foi aprovada uma reforma da Constituição de Sinaloa, na qual se acrescentou, entre outros pontos, que “o Estado protege o direito à vida desde o momento em que um indivíduo é concebido”.

O concebido, continua o artigo 4º Bis A., “entra sob a proteção da Lei correspondente, até sua morte, respeitando em todos os momentos a dignidade das pessoas”.

Nesse mesmo ano, um grupo de deputados locais do partido Morena, o grupo político do atual presidente Andrés Manuel López Obrador, apresentou uma ação de inconstitucionalidade contra a reforma pró-vida.

Uma sentença da SCJN em favor dos políticos do Morena poderia acabar com proteções semelhantes à vida desde a concepção em 21 estados mexicanos.

A Frente Nacional pela Família também criticou que a SCJN tratará do caso quase três anos depois de sua apresentação e cerca de um mês antes das eleições de 6 de junho.

Em 6 de junho deste ano, os mexicanos vão eleger mais de 500 deputados federais e mais de 20 mil cargos estaduais como governadores, deputados estaduais e prefeitos. Para o Instituto Nacional Eleitoral é “a maior eleição na história do México”.

A Frente Nacional pela Vida destacou que “o México é um país que ama a vida. Isso foi demonstrado nas ruas e nos 22 Congressos onde por ampla maioria foi aprovada a proteção constitucional do direito à vida do nascituro”.

“Romper com essa proteção seria inconstitucional, implicaria em excesso de mandato e violaria a vontade popular livremente expressa”, advertiu.

Para participar da campanha de assinatura, pode entrar AQUI.

Confira também: