Com o tema “A alegria do Evangelho”, o Fórum Shalom 2015 aprofundou experiências de evangelização entre os dias 1º a 3 de maio no Centro de Eventos do Ceará. O Fórum chegou a atingir o número de 4 mil participantes e foi ocasião para o lançamento de seis novos títulos da Edições SHalom, todos sobre temas relacionados à Nova Evangelização. Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da comunidade também estiveram presentes.

Os participantes vieram de 16 estados brasileiros. Os maiores grupos são dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Os participantes vieram ainda do Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além disso, o evento contou com a presença de italianos, chilenos, espanhóis e colombianos.

“A Igreja não tem outra mensagem a não ser “Cristo Ressuscitou”, disse o arcebispo de Granada (Espanha), Dom Javier Martinez, que abriu o ciclo de palestras no dia 1º de maio. O título de sua pregação foi “Querigma, o coração da evangelização”, no qual deu ênfase à importância do testemunho cristão. “A maioria das pessoas que vocês encontrarem talvez não busquem a Deus, mas todos buscam uma humanidade bela e verdadeira”.

A cofundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, pregou com o tema “Maria na Evangelii Gaudium” no sábado, 2 de maio. Entre músicas marianas e testemunhos, Emmir interagiu com os participantes e foi aprofundando a presença de Nossa Senhora nas três características do querigma, que é o anúncio da ternura e da misericórdia de Deus.

“Maria recebe em primeiríssima mão do próprio Deus, esse anúncio, Nossa Senhora é a mulher querigma, basta ela se fazer presente e o anuncio está feito”, disse a cofundadora, ao enfatizar que essa foi a maior boa notícia que a humanidade recebeu.

O arcebispo de Salvador (Bahia) e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, palestrou com o tema “Evangelizadores no Espírito. ” De acordo com o vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Papa Francisco motiva os cristãos a “evangelizarem com a fé no Ressuscitado que penetrou no obscuro da vida humana, a vida espiritual, a devoção mariana”.

As Edições Shalom lançaram seis livros durante o Fórum Shalom. Os novos títulos têm temas relativos aos workshops realizados no evento.  “Os livros são de conteúdo formativo e apontam para uma formação, vida de oração mais aprofundada, evangelização”, ressaltou Jefferson Privino, coordenador editorial das Edições Shalom.

Os novos títulos foram: Leve a sério sua vida espiritual: oração aos moldes de Teresa, de Emmir Nogueira; Trilhando o caminho: Acompanhamento pessoal, Laura Martins; Pescadores de homens: Evangelizar com ousadia, de Gabriella Márcia Dias; Felizes os pobres: o tesouro de Deus, de João Patriolino Dias Júnior, o João Bala; Por Cristo fomos curados: Uma Introdução aos sacramentos da Penitência e da Unção dos Enfermos, com Pe. João Paulo Dantas e Manual do Formador Pessoal, de Germana Perdigão.