A Diocese de Ascoli Piceno (Itália) informou que quase um ano e meio depois do terremoto de agosto de 2016, que atingiu a região central do país, foi encontrado um tabernáculo com hóstias intactas entre os escombros de uma das igrejas atingidas.

Segundo informa o jornal ‘Avvenire’, dentro do tabernáculo “a âmbula estava virada, mas não estava aberta. E apesar de passar vários meses, as hóstias estavam inteiras, sem nenhuma alteração”.

Hóstias encontradas. Foto: Avvenire

O tabernáculo da igreja de Santa María Assunta, na cidade de Arquata, protegeu 40 hóstias no total.

O bispo de Ascoli Piceno, Dom Giovanni D'Ercole, contou a ‘Avvenire’ a descoberta: “Ainda dava para sentir o perfume. É algo que me comove. É um sinal de esperança para todos. Isso nos mostra que Jesus também sofreu o terremoto como todos, mas saiu vivo entre os escombros”.

Muito comovido, Pe. Angelo Ciancotti, da Catedral de Ascoli Piceno, disse que não foi fácil abrir o sacrário: “O problema era abri-lo, mas a minha paixão pelas chaves dos tabernáculos me ajudou”.

Tabernáculo onde estava a âmbula com as hóstias. Foto: Avvenire

O sacerdote abriu o sacrário com uma das chaves da sua coleção e descobriu que “dentro estava a âmbula reclinada, mas fechada. E dentro dela estava o Corpo de Cristo que durante mais de um ano e meio permaneceu intacto, sem mudar de cor, de forma e de cheiro”.

Pe. Ciancotti disse a ‘Avvenire’ que nas hóstias “não viram nenhuma alteração como ocorre com as hóstias depois de algumas semanas. Embora tivessem mais de um ano e meio guardadas, parece que tinham sido feitas no dia anterior".

Em sua opinião, “esta descoberta prodigiosa e inexplicável” é “um milagre, mas acima de tudo uma mensagem para todos: é um sinal que nos recorda a centralidade da Eucaristia”.

Com estas hóstias intactas, conclui o sacerdote, “Jesus nos diz ‘eu estou no meio de vocês. Confiem em mim’”.

Confira também: