O Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, Dom Dominique Mamberti, afirmou que os laicos têm um papel importante na promoção da liberdade religiosa e por isso os chamou a ingressar "em sua agenda pessoal e social" aquelas medidas que permitam um adequado exercício deste direito.

Durante a Missa celebrada na Basílica de Nossa Senhora do Guadalupe, o Prelado afirmou que o Evangelho é o anúncio de Deus e por isso contribui na promoção e defesa dos direitos humanos. Nesse sentido, "os fiéis laicos, que por própria vocação possuem a missão de santificar-se transformando o mundo segundo Cristo, têm que inserir em sua agenda pessoal e social todas aquelas medidas necessárias para que exista a mais ampla liberdade em matéria religiosa para todos", expressou.

O representante vaticano destacou os avanços realizados no país nos últimos anos, especialmente as reformas constitucionais implementadas em 1992, que "são sem dúvidas um sinal positivo que a Igreja reconhece e que permite anunciar um novo tempo para o México".

Entretanto, explicou que a liberdade religiosa não se esgota na liberdade de culto e de crença, "mas, além disso, exige um mais profundo reconhecimento da totalidade dos fatores que integram a experiência religiosa e ainda a experiência peculiar que o não-fiel possui em relação à busca livre do significado definitivo de sua existência". A liberdade religiosa, afirmou, consiste "em que todos os homens devem estar imunes de coação, tanto por parte de pessoas particulares como de grupos sociais e de qualquer potestade humana, e isso de tal maneira que em matéria religiosa nem se obrigue a ninguém a obrar contra sua consciência nem impeça que atue conforme a ela de forma privada e em público, só ou associado com outros, dentro dos limites devidos".

"Estou seguro que os múltiplos movimentos e organizações laicas colaborarão em fidelidade ao caráter eclesiástico e secular de seus membros, à ativação de efetivas medidas e projetos que permitam que todos no México e na América Latina possam viver sua fé integralmente e com a mais ampla liberdade", manifestou.

Dom Mamberti realizou nos últimos dias uma visita ao país no marco do 15° Aniversário do Restabelecimento das Relações Diplomáticas entre o Estado Mexicano e a Santa Sé.

A homilia completa pode ser lida em http://www.cem.org.mx/prensa/cem/2007/octubre/MDM071004.htm