O baile de gala do Museu Metropolitano de Nova York – o “Met” – nos Estados Unidos, causou polêmica na noite do dia 7 de maio, devido aos diversos vestidos “inspirados” na temática católica, mas que terminaram sendo muito ofensivos para a Igreja.

O evento, que marca o início da exposição temática de modas a cada ano no museu, acolheu uma série de celebridades que usavam roupas de estilistas inspiradas no tema da exposição.

Neste ano, o tema da exposição do Met é '”Corpos celestes: Moda e imaginário católico”'. De acordo com o museu norte-americano, a mostra “apresentará um diálogo entre a moda e a arte medieval da coleção do Met, para examinar o compromisso continuado da moda com as práticas devocionais do catolicismo”.

A exposição inclui objetos emprestados pelo Vaticano, como a tiara de Pio IX, os sapatos de São João Paulo II e a casula de Pio XI.

Entretanto, a cerimônia de inauguração, cujo ingresso custou pelo menos 30 mil dólares, permitiu que os artistas da indústria musical e cinematográfica americana usassem roupas muitas vezes ofensivas à Igreja.

ADVERTÊNCIA: As imagens poderiam ferir a sensibilidade do leitor.

A cantora Rihanna usou uma roupa que imitava a de um Papa, mas com cortes sensuais. Por sua vez, Katy Perry usou um vestido curto dourado com duas asas grandes, que imitava um anjo.

A atriz Sarah Jessica Parker usou um vestido dourado com uma coroa com um presépio, a cena do nascimento de Cristo.

Por sua parte, a cantora e atriz Lana del Rey se apresentou com um coração transpassado por espadas no peito, imitando Nossa Senhora das Dores, e foi acompanhada pelo ator Jared Leto, que imitava Jesus.

O espetáculo provocou muitas críticas. O jornalista britânico Piers Morgan assinalou no programa ‘Good Morning Britain’: “Bom, como católico, não sou super sensível, mas é um pouco estranho, né? Imagina se tivessem feito uma temática islâmica, como as pessoas se sentiriam?”. Ou, se fosse “uma temática judaica, como as pessoas se sentiriam?”, questionou.

Mais em

“Explique-me, como católico, por que não deveria ficar um pouco perturbado que muitas celebridades tenham usado o presépio como chapéu e tenham se vestido como o meu Papa?”.

“Eu tenho que admitir que se fosse qualquer outra religião, todo o inferno teria se desatado”, assinalou.

Nas redes sociais, vários usuários criticaram os vestidos ofensivos para os católicos.

“Estou indignado pelo baile de gala do Met e aqueles que zombam da Igreja Católica através das suas escolhas da moda”, escreveu um usuário no Twitter.

“Sempre espero o baile de gala do Met, mas estou muito ofendida com esta temática, pois sou católica. Eu vejo isso como uma blasfêmia”, escreveu outra usuária.

“A minha religião não é o teu estúpido vestido”, acrescentou.

Um usuário classificou este baile de gala como “patético” e “repugnante”, e questionou “por que não há problema em zombar do catolicismo, mas se incomodam quando acontece com as outras religiões?”.

Confira também: