Alex Trindad tem somente oito anos e se converteu nesta semana em noticia ao doar todo o dinheiro que recebeu dos seus familiares e amigos pela sua Primeira Comunhão a um refeitório que atende pessoas pobres. Alex explicou que o fez em resposta ao pedido do Papa Francisco de ajudar os mais necessitados.

Alex, que está no terceiro ano do ensino fundamental da escola Lehigh County, doou os 465 dólares que recebeu pela sua Primeira Comunhão ao Ecumenical Kitchen em Allentown, estado da Pennsylvania.

A mãe de Alex, que escreve em um blog chamado Filling my Prayer Closet, explicou que seu filho "ama o Papa Francisco" e "achou que tinha que dar todo seu dinheiro da Comunhão ao Ecumenical Kitchen local".

"Se nós não alimentarmos (aos pobres e aos famintos, então quem o fará, mãe?", disse o menino a sua mãe.

Perguntado sobre seu ato de generosidade, Alex Trindad disse ao canal de TV local WFMZ que "o Papa Francisco disse que temos que alimentar os pobres. Me sinto bem porque agora todos podem comer".

A ideia de doar o dinheiro, conta a mãe que voltou para a Igreja Católica no ano 2012, surgiu de uma conversação de Alex com seu pai, que se declara ateu.

A diferença de outras crianças que podem usar o dinheiro na comida da celebração ou coloca-lo na poupança para a universidade, relata a mãe, "nosso filho teve uma ideia diferente que lhe foi sugerida pelo meu marido que é ateu".

A doação de Alex permitiu alimentar por um dia e meio as 350 pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer o menino e a quem aplaudiram alegremente por sua obra de caridade.