O arcebispo de Canterbury e máximo líder da igreja anglicana, Rowan Williams, anunciou hoje em um comunicado que deixará o cargo no fim de ano para dedicar-se a partir de janeiro de 2013 à docência na Universidade de Cambridge, como responsável pelo Magdalene College.

Conforme assinala a agência Europa Press, Williams levava dez anos à frente dos anglicanos. No texto difundido pela Europa Press Williams afirma"foi um imenso privilégio servir como Arcebispo de Canterbury durante a última década e sair não foi uma decisão fácil".

O arcebispo agradeceu o "generoso" apoio brindado a ele e à sua mulher durante os últimos anos. "Confio em seguir, com o mesmo apoio e inspiração, servindo à missão e testemunho da Igreja o melhor que possa durante nos próximos anos".

O processo de designação do substituto de Williams recai inicialmente na Comissão de Nomeações, composta por 16 pessoas e que deve propor um nome ao primeiro-ministro, quem à sua vez deve transmiti-lo à Rainha Isabel II.

Depois do imprescindível consentimento da monarca, o Colégio de Cônegos aprova formalmente a eleição, ratificada posteriormente por uma comissão de bispos diocesanos. O passo final é a ordenação final na catedral do Canterbury.

No sábado passado Williams esteve em Roma em um encontro ecumênico como convidado do Papa Bento XVI com quem rezou no Mosteiro de São Gregório Magno e onde inauguraram a Capela de São Gregório, um lugar de oração para os anglicanos que visitem Roma.

No encontro o Papa expressou sua intenção de que os anglicanos e católicos que visitem em Roma "as tumbas gloriosas dos Santos Apóstolos e Mártires, renovem o compromisso de orar constantemente e de trabalhar pela unidade".

O anúncio da retirada de Williams se dá logo que em fevereiro deste ano, no sínodo geral foi debatido o tema da ordenação de mulheres bispos, o qual junto à ordenação de bispos abertamente homossexuais, gerou uma ruptura interna em algumas comunidades anglicanas.

Isto fez que centenas de milhares de anglicanos se dirigissem ao Santo Padre para solicitar seu ingresso à Igreja Católica.

Em resposta a este pedido, em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, em que estabelece o modo em que os anglicanos que assim desejem possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.

Em 15 de janeiro de 2011, a Santa Sé anunciou a criação oficial do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham para a Inglaterra e Gales, como "uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos possam ingressar na plena comunhão com a Igreja Católica preservando elementos de seu patrimônio anglicano".