Vários sacerdotes católicos se mobilizaram rapidamente para responder à crise gerada após o tiroteio ocorrido ontem em um colégio público de Newtown, no estado de Connecticut (Estados Unidos) no qual morreram 26 pessoas, entre elas 20 crianças entre 5 e 10 anos. O fato é um dos mais graves acontecidos na história recente do país.

O atirador, que logo após o massacre se suicidou, é um jovem de 20 anos identificado como Adam Lanza. No princípio se acreditava que o autor da massacre era seu irmão Ryan, mas, este se encontra depondo ante as autoridades.

Adam Lanza é um jovem cuja mãe era professora na escolaSandy Hook. Primeiro o joven matou seu api em sua casa antes de ir ao colégio para acabar com a vida de sua mãe na sala-de -aula onde se achavam a maioria das vítimas. A cadeia CNN reportou que a diretora e o psicólogo do colégio faleceram no tiroteio.

Brian Wallace, diretor de comunicações da diocese do Bridgeport, onde se encontra a escola que foi cenário desta afirmou ao grupo ACI que vários sacerdotes da paróquia St. Rose of Lima (Santa Rosa de Lima) "já saíram às ruas" para atender os afetados.

Wallace disse que "apenas alguns minutos depois do fato ter sido comunicado, o pároco, Mons. Bob Weiss, se dirigiu à cena do crime para ajudar as famílias" das vítimas.

"Rapidamente ele alertou outros sacerdotes da paróquia que o acompanharam. À medida que a crise foi crescendo, demos aviso ao clero na área de Danbury", adicionou.

Wallace disse que os assassinatos tiveram um profundo impacto na comunidade e "sentimo-nos desorientados por isso. É extremamente chocante. É um momento muito difícil e acredito que vai piorar. Dizem-nos que há várias crianças entre os assassinados".

O diretor de Comunicações explicou ademais ao grupo ACI que "nossos capelãos nos hospitais também estão atendendo as pessoas. Nossos sacerdotes na cena estão fazendo tudo o que podem para sustentar as famílias que estão de luto e com aqueles que ficaram traumatizados com o que sucedeu".

A escola Sandy Hook alberga crianças entre cinco e 10 anos de idade. Newtown, com uma população de 27,000 habitantes, encontra-se a 128 quilômetros ao nordeste de Nova Iorque. Todas as escolas do povoado foram fechadas depois do tiroteio.

Ontem mesmo à noite houve uma missa em sufrágio por todas as vítimas do tiroteio na paróquia St. Rose of Lima, da diocese de Bridgeport.