Desde Castel Gandolfo onde celebrou uma Missa e rezou o Ângelus com milhares de fiéis pela festa da Assunção da Virgem Maria, o Papa Francisco elevou uma oração pelas vítimas do massacre no Egito que deixou o saldo, até o momento, de 525 mortos e mais de 3 mil e 700 feridos.

Os confrontos desta quarta-feira no Egito se deram logo depois da operação policial lançada para desmantelar os acampamentos dos irmãos muçulmanos que apoiam o deposto presidente Morsi.

Durante a dispersão, um grande número de muçulmanos atacou a 20 Igrejas cristãs. A violência estendida por todo o país fez que as autoridades decretem o estado de emergência e toque de recolher durante um mês.

Os confrontos foram condenados pela comunidade internacional começando pelo secretário geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki moon.

Sobre estes graves episódios de violência, o Papa Francisco disse que "chegam infelizmente notícias dolorosas do Egito. Desejo assegurar minha oração por todas as vítimas e seus familiares. Pelos feridos e por quantos sofrem".

"Oremos juntos pela paz, o diálogo, a reconciliação nessa querida terra e no mundo inteiro. Maria Rainha da paz rogai por nós", assinalou.