No marco do 1º Congresso de Jovens Católicos da Guatemala, mais de 7 mil jovens entre 12 e 25 anos prometeram, acompanhados do conhecido ator mexicano, Eduardo Verástegui, "trabalhar pela virtude da pureza, levando uma vida de castidade e permanecendo virgens, até aceitar sua vocação seja ao matrimônio ou à vida religiosa, segundo o Plano de Deus".

Conforme assinala a nota de imprensa, o evento se realizou "no Domo, um moderno coliseu esportivo na cidade da Guatemala que se encheu em sua totalidade" e foi inaugurado "com uma procissão da imagem de Nossa Senhora da Fátima, seguido pela consagração Mariana"

Seguidamente, os milhares de jovens participaram de uma procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo Pe. Axel Sánchez, Capelão do Congresso, quem "abençoou os escapulários da Virgem do Carmo e os Terços que foram distribuídos ao íntegro de participantes" depois do qual "Eduardo Verástegui, ajoelhado diante do Santíssimo, pronunciou com os jovens a oração da Promessa de Castidade".

O ator mexicano compartilhou com os jovens a história de sua conversão, seu compromisso pessoal de viver a virtude da pureza, desafiou-os a "seguir os mandamentos de Deus e ser os Santos do terceiro milênio" e lhes recordou as palavras da Madre Teresa de Calcutá, quem dizia: "Deus não nos pediu que sejamos bem-sucedidos, mas que sejamos fiéis".

De igual maneira, a atriz mexicana de telenovelas, Karyme Lozano, compartilhou sua experiência de conversão e como "abandonou sua bem-sucedida carreira para viver uma vida cristã coerente, segundo os ensinamentos da Igreja".

Finalmente, os jovens participaram de uma Eucaristia presidida por Dom Paul Richard Gallagher, Núncio Apostólico na Guatemala, concelebrada pelos bispos encarregados das comissões de Família e Juventude da Conferência Episcopal da Guatemala.