A pé e de bicicleta, 64.400 peregrinos chegaram à Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, em 22 de julho, depois de percorrer mais de 300 quilômetros desde o estado de Querétaro.

Os peregrinos chegaram em três grupos à casa da tilma de São Juan Diego, depois de percorrer durante 17 dias: primeiro chagaram 300 ciclistas; por volta das 12h, 23 mil peregrinas e, finalmente, 36.400 homens, conhecidos como "soldados da guadalupana".

Os três grupos de peregrinos, que encheram a Basílica de Guadalupe a partir das 6h, no domingo, foram recebidos pelo Bispo de Querétaro, Dom Faustino Armendáriz Jiménez.

Na primeira Missa que celebrou com os peregrinos, Dom Armendáriz os encorajou a não terem medo de "dar o nosso tempo a Cristo".

"Não tenhamos medo de passar nosso tempo de descanso com Jesus e de ter um tempo compartilhado com Ele! Sim, abramos o nosso tempo a Cristo para que Ele possa iluminar e dirigir", disse.

Ao celebrar a Missa para as mulheres que peregrinaram a pé, o Bispo de Querétaro recordou que só descansando em Jesus "se pode ​​ encontrar a paz verdadeira e plena, fruto da reconciliação da pessoa com ela mesma e em todas as suas relações: com Deus, com os outros e com o mundo".

Diante da peregrinação de homens que chegaram pouco depois, o Prelado lamentou que "muitos dos nossos adolescentes e jovens andam como ovelhas sem pastor". Entretanto, advertiu que, "se não tivermos o coração renovado em Cristo e inflamado pelo Espírito, será impossível sentir compaixão por eles e, infelizmente, não poderemos fazer nada por isso".

"Não digamos que hoje é mais difícil; é diferente. Mas aprendamos dos santos que nos precederam e enfrentaram as dificuldades de sua época", encorajou.

Em um vídeo publicado na página de Facebook da Diocese de Querétaro, depois da peregrinação, Dom Armendáriz destacou que se tratou de "uma experiência extraordinária de fé, que sem dúvida nos fortalece".

O Prelado acompanhou os fiéis durante mais de 300 quilômetros da peregrinação e assinalou que isso lhe permitiu "interagir e, sobretudo, chegar ao coração deles e conhecê-los mais".

"O conhecimento do nosso povo nos ajuda a amá-los mais", sublinhou.

Mais em

Dom Armendáriz Jiménez parabenizou a Diocese de Querétaro "por este tesouro que temos", e assegurou que Deus continuará abençoando esta comunidade "com muitos frutos espirituais".

Confira também: