As ruas de Fortaleza (CE) foram tomadas por mais de 2 milhões de pessoas que participaram na quinta-feira, 15 de agosto, da Caminhada com Maria, que, em um percurso de 12,5 quilômetros, rendeu homenagens à Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade.

Neste ano, o evento chegou à sua 17ª edição, com o tema “Com Maria caminhamos na construção da Paz”. Os fiéis saíram do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e seguiram até a Catedral Metropolitana, no Centro da capital cearense, onde a imagem da Virgem foi coroada.

“Que todos sejamos mais conscientes, com a Graça de Deus, para construirmos juntos uma cidade mais pacífica, mais fraterna e mais justa”, disse o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, idealizador da caminhada, na palavra oficial de abertura do evento.

Por sua vez, o coordenador da Caminhada, Padre Antônio Francileudo, explicou antes da realização do evento que “essa perspectiva do tema é a chamada para a reflexão sobre a paz, rezar pela paz e construir a paz, e vem no contexto da violência que vivenciamos em Fortaleza”.

Segundo o “Atlas da Violência”, divulgado no último dia 5 de agosto pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fortaleza é a capital mais violenta do Brasil. A pesquisa teve como base dados de 2017, ano em que o estado do Ceará teve recorde de violência, com mais de 5 mil homicídios.

Durante a Caminhada com Maria, os fiéis fizeram um momento de oração pela paz na Ponte do Rio Ceará, local histórico da cidade. Todos entoaram a canção composta especialmente para esta edição do evento pelo compositor e cantor Izaías Luciano. “Foi uma imensa alegria compor esta música pela paz, poder oferecer um meio de oração a todos os fiéis que amam Nossa Senhora”, declarou o artista.

No percurso de 12,5 Km, a imagem de Nossa Senhora da Assunção foi conduzida por homens da Polícia Rodoviária Federal e do Exército Brasileiro. Além disso, pelo menos mil voluntários se empenharam na realização do evento.

A Caminhada com Maria surgiu em 2003, por iniciativa de Dom José Antônio, para comemorar o jubileu da Diocese do Ceará. Tornou-se um evento tradicional em Fortaleza e, em 2015, foi proclamado patrimônio cultural imaterial do Brasil.

A Lei Nº 13.130, que estabeleceu este título ao evento, tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

Confira também: