Cerca de 15 mil pessoas rezam a novena dedicada ao jovem Carlo Acutis, que será beatificado no neste sábado, 10 de outubro, em Assis (Itália).

A história de vida do também conhecido como o “ciberapóstolo da Eucaristia” e a abertura de seu túmulo em 1º de outubro motivaram uma jovem argentina a realizar a novena com amigos e familiares.

Para isso, decidiu abrir um grupo no WhatsApp, mas "em um excesso de otimismo abri dois grupos, e depois um terceiro", disse Martha à Agência Informativa Católica Argentina (AICA).

A jovem se dirigiu a Carlo Acutis dizendo: "Vou organizar os grupos para você, mas você cuida de preenchê-los", "e é possível ver que Carlo levou muito a sério!", assegurou depois que, em quatro dias, teve que abrir 60 grupos com um total de 15 mil pessoas de 41 países diferentes.

“Até missionários do Sri Lanka, Afeganistão, Quênia, Islândia e Egito se juntaram para receber a novena e compartilhá-la com suas comunidades, traduzindo para as línguas locais”, contou Martha.

A novena que é transmitida em grupos WhatsApp pertence à associação italiana "Amigos de Carlo Acutis" e é acompanhada por imagens desenhadas por Martha.

Além disso, acrescenta uma reflexão e uma proposta para cada dia, para se sentir “mais próximo de Carlo”, comentou.

Martha é devota de Acutis há vários anos. E além de rezar a ele em várias ocasiões, encarregou-se de divulgar sua vida e obra entre amigos, familiares e conhecidos; criou desenhos que posteriormente imprimiu em forma de selos para distribuir em sua cidade, Tandil.

"Carlo é um exemplo para o mundo de hoje, especialmente para os jovens". "Se eu tivesse que definir isso em quatro palavras, diria a frase de Carlo: 'Não eu, mas Deus'", disse Martha.

“Se fosse por mim, não teria ido muito longe. Por outro lado, quando damos a Deus o nosso grão de areia, essas coisas acontecem. Deus os faz ir muito mais longe do que poderíamos sonhar, é algo fora de dimensão”, expressou a jovem.

“Quando O colocamos à nossa frente e O deixamos nos guiar, Ele faz grandes coisas. Deus não nos anula, ele nos toma como somos, só quer que demos a Ele um 'sim' confiante, que contribuamos com o pouco que podemos oferecer, e então essas coisas acontecem! A verdade é que me sinto uma espectadora privilegiada por ver como Deus trabalha”, afirmou Martha.

A jovem disse que todos os participantes colocaram um “grão de areia” e “todos juntos colocamos o mais importante, que é a oração; tudo isso em conjunto foram nossos cinco pães e dois peixes, que oferecemos a Deus. E veja como ele multiplicou”, exclamou.

“É muito bonito que por meio da internet, aquela ferramenta que o Carlo usou para evangelizar, esteja alcançando tantas pessoas. Desejo que sejam dias de graça e bênção para todos”, porque mesmo com o coronavírus, “não estamos tão longe: apenas a uma oração de distância!”, concluiu Martha.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: