A Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB) informou que 34 bispos e mais de 12 mil jovens do país participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Panamá de 22 a 27 de janeiro de 2019.

"Os bispos dos Estados Unidos e eu caminhamos alegremente com os jovens e adultos jovens do nosso país como peregrinos", afirmou o Bispo de Bridgeport e encarregado da USCCB para a JMJ, Dom Frank J. Caggiano.

Dom Caggiano é um dos 20 bispos que dirigirão as catequeses em inglês e espanhol no Panamá e fará uma reflexão sobre o tema da JMJ: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra", pronunciado pela Virgem Maria no momento da Anunciação.

Outros catequistas dos Estados Unidos são o Cardeal Daniel DiNardo, Arcebispo de Galveston-Houston e presidente da USCCB; Cardeal Blase Cupich, Arcebispo de Chicago; Cardeal Sean O'Malley, Arcebispo de Boston; e Dom Thomas Wenski, Arcebispo de Miami.

Enquanto o Papa e os peregrinos da JMJ estarão no Panamá, várias dioceses e comunidades nos Estados Unidos realizarão celebrações locais, como na Califórnia, Flórida, Havaí, Indiana, Maryland, Nova Jersey, Pensilvânia, Texas, Washington e um grande evento multidiocesano em Washington.

Este último se chamará "Panamá na capital" e contará com a presença do Núncio Apostólico, Dom Christophe Pierre; Mark Kennedy Shriver, da organização "Save the Children Action Network", entre outros.

"Rezamos em solidariedade aos milhares de jovens nos Estados Unidos que celebrarão esta experiência digitalmente e em suas comunidades locais em nosso país", disse o Bispo de Bridgeport.

A USCCB também anunciou que, por ocasião da JMJ, irá trabalhar com a Fellowship of Catholic University Students (FOCUS) e os Cavaleiros de Colombo em um evento especial de um dia chamado Fiat Festival, que se realizará no Centro de Convenções Figali (Amador), no Panamá, das 15h às 22h, horário do leste dos Estados Unidos.

O evento incluirá música, palestras, painéis, vídeos, orações e uma Hora Santa com o Bispo Auxiliar de Los Angeles, Dom Robert Barron; e o Arcebispo de Boston, Cardeal Sean O'Malley.

Confira também: