Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, a Comunidade Católica Shalom promove o Renascer 2020, o maior retiro de Carnaval do Ceará, que neste ano chega a sua 35ª edição e espera receber 28 mil participantes.

O retiro tem como proposta proporcionar às pessoas passar o feriado do Carnaval de uma forma diferente, longe da agitação, mas com espiritualidade e fé cristã, oferecendo aos participantes uma experiência pessoal com Jesus Cristo para uma vida nova e verdadeira com uma proposta nova de viver esse período.

“O Renascer é um impulso de irmos ao coração da cidade neste período tão desafiante, que é o do Carnaval, como uma alternativa diferente, oferecendo às pessoas a oportunidade de fazerem uma experiência verdadeira com Deus”, explica Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom.

A primeira edição do evento foi em 1986,na capital cearense, época em que era comum grupos católicos passarem os três dias em retiro, em algum lugar mais reservado. “Foi quando decidimos fazer um retiro aberto, para toda a cidade”, relata Carmadélio Silva, que esteve presente no primeiro encontro.

Para este ano, o tema do retiro será “Buscai as coisas do alto” (Col 3,1), citação retirada da Carta de São Paulo aos Colossenses, que dá indicações de como experimentar uma vida nova, a partir da experiência com o Ressuscitado.

A programação é voltada para toda a família com música, louvor, peças teatrais, cursos de espiritualidade, aconselhamentos, adoração e Santa Missa. O ponto alto é o Seminário de Vida no Espírito Santo, que oferece ao público uma experiência única e pessoal de viver a fé e a renovação.

As crianças de 4 a 12 anos também contam com uma programação especial no “Renascer Kids”, no qual haverá oficinas, músicas, apresentações teatrais, dinâmicas, momentos de oração e adoração, de uma forma dinâmica e atrativa para que as crianças também vivenciem uma experiência com Deus, enquanto os pais participam do retiro.

Além disso, o Renascer também tem seu caráter solidário. Embora a entrada seja gratuita, os participantes são convidados a doar 1kg de alimento não perecível que será destinado às casas de promoção humana da comunidade Shalom.

O evento conta ainda com a parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), para doação de sangue. A expectativa é de que 300 bolsas de sangue sejam colhidas nos três dias de evento.

O Renascer 2020 em Fortaleza acontecerá no Ginásio Paulo Sarasate, das 8h às 18h30, enquanto o Renascer Kids será no Colégio Salesiano Dom Bosco, das 8h às 17h.

Paralelamente ao evento em Fortaleza, o retiro também acontece em diversas cidades do Brasil e em alguns outros países, como Cabo Verde, Portugal, Chile e Argentina.

Confira também: