O presidente da França, Emmanuel Macron, expressou seu ceticismo de que uma mulher bem educada tenha decidido ter muitos filhos; entretanto, mães com famílias numerosas lhe responderam com fotografias para dizer o contrário.

Macron deu esta declaração no evento “Goalkeepers” da Fundação Gates, realizado em Nova York, em 25 e 26 de setembro. Ao abordar o tema da alta fertilidade na África, o presidente francês disse que, quando as mulheres são bem educadas, não têm muitos filhos.

“Sempre digo: ‘Apresente-me uma mulher que decidiu, sendo perfeitamente educada, ter sete, oito ou nove filhos’. Por favor, apresente-me a menina que decidiu abandonar a escola aos 10 anos para se casar aos 12 anos. Isso acontece porque muitas meninas não receberam a educação adequada, às vezes porque esses países decidiram que os direitos dessas meninas não eram exatamente os mesmos que dos rapazes”, declarou.

Entretanto, várias mulheres se mostraram em desacordo com as palavras do mandatário francês e lhe enviaram fotografias de suas famílias felizes com a hashtag “#PostcardsForMacron” (Postais para Macron).

A Dra. Catherine R. Pakaluk, professora de pesquisa social e economia na Universidade Católica da América, iniciou o uso da hashtag compartilhando uma foto dela com seis de seus oito filhos.

A mãe explicou que possui mestrado e doutorado na Unidade de Harvard e tem “oito filhos por escolha”.

Sua publicação obteve milhares de visualizações e outros mulheres seguiram o exemplo, como Beth Hockel, “graduada por Stanford, engenheira elétrica, mãe de 11”.

A escritora católica Elizabeth Foss compartilhou uma foto de seus nove filhos e disse: “Sim, todos são meus. E este é meu diploma (da Universidade de Virginia)”.

Os homens também se uniram, compartilhando fotos de suas esposas e suas próprias mães.

“Dê uma olhada na minha educada e inspiradora esposa e mãe de 7”, escreveu o escritor Josh Canning, junto com uma foto de sua família.

Várias pessoas também assinalaram que a filósofa Elizabeth Anscombe era mãe de sete filhos e dava aulas em Oxford e Cambridge.

Mais em

Embora os comentários de Macron foram feitos no final de setembro, esses ganharam popularidade na segunda-feira, 15 de outubro, depois de um artigo do jornal ‘The Guardian’.

O presidente da França não tem filhos, mas sua esposa tem três filhos de seu primeiro casamento. Ambos se conheceram quando o futuro presidente francês tinha 15 anos e sua futura esposa, Brigitte Trogneux, era sua professora.

Confira também: