O ex-presidente e atual pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do arcebispo emérito de São Paulo (SP), cardeal Cláudio Hummes. Lula lembrou que Hummes apoiou os operários durante as greves dos metalúrgicos na década de 1970, quando era bispo de Santo André (SP).

“Manifesto meu pesar pelo falecimento de Dom Cláudio Hummes. Seu amor incondicional ao próximo levou-o a se colocar sempre ao lado dos pobres, mesmo nas situações mais adversas”, publicou Lula em seu Twitter. O petista afirmou que dom Hummes “jamais se afastou dos ensinamentos de Cristo”. Destacou ainda que o cardeal “lutou pela preservação da Amazônia e pela demarcação das terras indígenas. Durante as greves do ABC, nos anos 70, desafiou a ditadura abrindo as portas da diocese de Santo André aos operários, para protegê-los da repressão”.

O cardeal Cláudio Hummes morreu na manhã de hoje (4), em sua residência em São Paulo, onde recebia cuidados paliativos por causa de um câncer irreversível.

Franciscano da Ordem dos Frades Menores, Hummes foi nomeado bispo da diocese de Santo André em 1975. Nessa época, aconteceu a greve geral dos metalúrgicos do ABC paulista e Lula era o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo (SP). Na época, dom Cláudio se posicionou contra a demissão dos grevistas e chegou a disponibilizar dependências paroquias e, inclusive igrejas, para as reuniões dos grevistas.

Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC lembrou o episódio. “Dom Cláudio Hummes acompanhou de perto a luta do movimento operário no Brasil, incluindo as greves dos Metalúrgicos do ABC no fim da década de 1970. O Bispo, muitas vezes, abriu as portas da catedral de Santo André para as assembleias, presidiu missa com a participação da categoria e posicionou-se corajosamente contra as demissões dos trabalhadores”, afirmou a entidade.

O vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) também ressaltou a atuação do Hummes junto aos grevistas. “Tristeza a notícia da morte do cardeal D. Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. Acompanhei sua trajetória sempre ao lado do povo. Como bispo diocesano de Santo André (SP), abriu a igreja em momentos em que os sindicatos sofriam intervenção da ditadura militar”, postou no Twitter.

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) afirmou que dom Cláudio Hummes “foi fundamental no apoio à luta sindical nos 80/90 e na defesa da demarcação das terras indígenas na Amazônia, nos 1990”.

O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o economista João Pedro Stedile, também lamentou a morte de Hummes e destacou a ligação dele com as causas sociais. “A classe trabalhadora, os mais pobres e o MST perdemos um grande amigo, dom Claudio Hummes. Ele teve a coragem de enfrentar a ditadura e contribuiu mais recentemente para a eleição do papa Francisco. Uma vida inteira de luta por justiça e igualdade”, escreveu.

Para o senador José Serra (PSDB-SP), a “sede por justiça social e defesa dos mais necessitados” de dom Cláudio Hummes “sempre nos serviu de exemplo”. “Que possamos nos lembrar de suas exortações. Descanse em paz”, disse.

Confira também: