Líderes cristãos, judeus e muçulmanos da Terra Santa e de outras partes do mundo pediram ao líder máximo da Igreja Ortodoxa Russa Rússia, o patriarca de Moscou, Kirill, que fizesse todo o possível para acabar com a guerra na Ucrânia.

Um encontro na segunda-feira (21) em frente à igreja ortodoxa russa da Santíssima Trindade, que fica no chamado "complexo russo" em Jerusalém, reuniu 150 líderes religiosos, disse a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias.

O complexo é um bairro construído fora da Cidade Velha entre 1860 e 1890 para acomodar cristãos ortodoxos russos em peregrinação. Hoje os edifícios são usados ​​por instituições governamentais em Israel.

A iniciativa foi organizada pelo Centro Interreligioso para o Desenvolvimento Sustentável (Interfaith Center for Sustainable Development, ICSD) e pelo Instituto Interreligioso Elijah (Interfaith Institute Elijah).

O patriarca latino de Jerusalém, dom Pierbattista Pizzaballa, o presidente da Comissão para o Diálogo com a Santa Sé do grão-rabinato de Israel, Rabi Rasson Arousi, o xeique Hassan Abu Galion de Rahat, o rabino David Rosen, o arcebispo católico greco-melquita de Jerusalém, Yasser Ayyash, e o bispo anglicano emérito Suheil Dawani participaram do encontro.

“A vida que Deus nos deu é algo santo. […] Vemos no assassinato dessas pessoas o próprio assassinato de Jesus Cristo”, disse o representante do xeique Mowafaq Tarif, líder espiritual dos drusos em Israel. "Devemos unir nossas vozes para que os líderes mundiais acordem e acabem com essa guerra e esses massacres".

O rabino Alon Goshen Gottstein pediu a Deus que sustente a fé dos russos e ucranianos, bem como da Igreja.

Ao final do encontro, uma carta endereçada ao patriarca russo Kirill e assinada pelos 150 líderes religiosos foi colocada nos muros da Igreja Ortodoxa Russa.

O apelo dos líderes religiosos da Terra Santa se junta ao do papa Francisco, que em 16 de março conversou com o patriarca ortodoxo russo Kirill por videoconferência, para falar sobre a guerra na Ucrânia e o papel dos cristãos e seus pastores "em fazer tudo para que a paz prevaleça”.

Da mesma forma, em 3 de março, o presidente da Conferência Episcopal Polonesa, dom Stanislaw Gądecki, enviou uma carta ao patriarca russo Kirill pedindo-lhe para pedir ao presidente russo Vladimir Putin “para que pare a guerra sem sentido contra o povo ucraniano”, pois afeta “não apenas os soldados, mas também os civis, especialmente as mulheres e as crianças”.

Confira também: