Vários escritórios da secretaria da Conferência dos Bispos Católicos do Sudão do Sul foram roubados e depredados na madrugada de 25 de maio, informou o secretário-geral da conferência episcopal, padre Peter Suleiman.

O padre disse em entrevista coletiva que o roubo ocorreu na sede da conferência episcopal na cidade de Juba, depois que o segurança foi drogado até ficar "inconsciente".

“Recebi um telefonema esta manhã às 6h30 em que me disseram que os ladrões entraram e destruíram todas as portas da secretaria. Ficamos surpresos esta manhã ao encontrar o guarda inconsciente, deitado no meio do complexo, e eu o levei às pressas para o hospital”, disse Suleiman em 25 de maio.

O secretário-geral informou que os ladrões levaram computadores e uma quantia não especificada em dólares americanos e libras sudanesas.

“Eles invadiram cinco escritórios. No meu escritório levaram o laptop, o disco rígido externo, alguns pendrives e algum dinheiro. Eles deixaram o escritório em péssimas condições”, lamentou.

O padre acrescentou que os escritórios “mais danificados e saqueados foram o departamento financeiro e o escritório do diretor da Cáritas, porque destruíram duas estantes”.

Padre Peter Suleiman | Crédito: ACI África

Embora os envolvidos no roubo ainda não tenham sido identificados, Suleiman disse que os culpados parecem estar perto deles, "porque ninguém tem tanta experiência em localizar os lugares".

“O que aconteceu é realmente muito ruim para a Igreja Católica, porque pessoas sem fé estão entrando e destruindo a instituição. Alguém sem fé não sabe que o que estamos fazendo é para a Igreja universal”, disse Suleiman.

O padre também expressou o medo de que documentos e "relatórios inconclusivos de doadores" sejam "expostos".

“Sou o secretário-geral do Sudão e do Sudão do Sul, o que significa que estragaram o trabalho e a imagem da secretaria, porque tenho documentos oficiais no meu computador”, lamentou.

Por outro lado, disse que as autoridades eclesiásticas já denunciaram os acontecimentos à polícia. "Os investigadores vieram e me acompanharam até o hospital com o segurança", disse.

"Espero que a justiça prevaleça", disse Suleiman aos jornalistas, pedindo às agências e autoridades sul-sudanesas que "investiguem o incidente que tem como alvo as instituições da Igreja".

“Isso faz com que as pessoas se sintam inseguras e relutantes em criar projetos para o desenvolvimento do país”, disse ele, acrescentando que “as pessoas precisam ter temor a Deus”.

Confira também: