Dos 498 mártires da perseguição religiosa do século XX na Espanha que serão beatificados no domingo, 28 de outubro, na Praça de São Pedro, uma dezena são naturais de Ávila. A diocese abulense espera com grande espera o momento da cerimônia que presidirá o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins.

Conforme informa o escritório de imprensa da diocese os dez mártires abulenses que serão beatificados são os franciscanos Marcelino Pastor Gómez e os irmãos Andrés e Vicente Majadas Málaga, os três nascidos em Becedas e que morreram mártires em 16 de agosto de 1936 em Fuente el Fresno (Cidade Real). Deste modo Félix Maroto Moreno, da mesma ordem, natural de Gutierre Muñoz, que faleceu junto com seus outros três irmãos frades.

Os abulenses falecidos em 30 de novembro de 1936 em Paracuellos del Jarama (Madri) são os agostinianos Macario Sánchez López e Tomam Sánchez López, ambos naturais de Hoyocasero. junto com eles também encontrou a morte nessa mesma ocasião outro agostiniano, Juan Sánchez Sánchez, natural de Diego Álvaro. Na mesma localidade madrilena, o salesiano Anastasio Garzón González, de Madrigal de las Altas Torres, morreu mártir em 9 de novembro de 1936.

Também serão beatificados o dominicano Eduardo González Santo Domingo, natural de Ávila, que faleceu mártir em 5 de agosto de 1936, e Luzia González García, religiosa das Adoratrices, natural de San Esteban del Valle, morta em 10 de novembro de 1936, ambos em Madri.

Por motivo da cerimônia de beatificação, em que estará presente o Bispo de Ávila, Dom Jesús García Burillo, o Escritório diocesano de Peregrinações organizou uma viagem a Roma no que participarão dúzias de diocesanos.